domingo, 30 de janeiro de 2011

Saíra- sete-cores

Depois de um descanso necessário, retorno aqui no blog com a corda toda... e trago um post dedicado às saíras, um passarinho belo e de encanto com sua total formosura e belas cores!!!

Estas saíras (Tangara seledon) foram avistadas num comedouro de uma pousada em Maresias, litoral norte de SP. Tem cerca de 13 a 15 cm. São muito encontradas na faixa do litoral paulistano e possuem uma beleza rara, incansável aos olhos humanos! Vivem em grupos e são frugíveras.


O comedouro é feito em madeira e alguns detalhes em sapê, todo rústico bem de acordo com a natureza do local.
As frutas mais disputas pelas saíras neste comedouro são: o mamão e a melancia. A dona da pousada tem o carinho de trocar as frutas todos os dias! Lá tem desde melão, banana, mamão, melancia, ou seja, muitas frutas a vontade da passarinhada. Bonito de ver !!!
Uma preservação em meio a natureza!



As saíras são muito procuradas por sua rara beleza e atualmente são ameaçadas pela destruição de seu habitat e pelo tráfico de animais silvestres!

2 comentários:

  1. Super legal Ligia, uma pena que eu more aqui no subúrbio do Rio de Janeiro, não vejo saíras por aqui.. mas me contento com os sanhaços, bem-te-vis, cambacicas e beija-flor que vêm comer aqui em casa. ;)

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ligia
    Estou "plagiando" teu bebedouro EhEh
    Uma pergunta: um amigo meu me disse que quando alimentamos pássaros soltos eles correm o risco de ensinar seus filhotes a comer só ali, no comedouro. Que pode criar uma geração dependente de ti, e, que quando te ausentarem eles não saberão "se virar"
    Isto faz sentido?
    Carlos, Torres RS

    ResponderExcluir