segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Cambacica..um pouco sobre este passarinho tão esperto

As cambacicas (Coereba flaveola) também muito conhecidas como sebinhos, são passarinhos muito interessantes. A princípio são pequeninas,  pois medem até 11 cm de comprimento. Apresenta o dorso amorronzando, o peito amarelado e a cabeça listrada em preto e branco, saindo a listra branca na região logo acima dos olhos. Tem apenas 10 g. Consegue imaginar isso? Uma delicadeza.


Não temem nada. Invadem o bebedouro dos beija-flores e até se toleram bem. A princípio quando você instalar um bebedouro em casa, esta espécie possivelmente será um dos visitantes diários, pois adoram néctar, inclusive se banham com ele por meio de seu bico pontudo. Também comem banana e algumas frutinhas bem como insetos. Quando aparecem em pares ou mais fazem um barulho característico um piado alto e estridente, tornando-se inconfundível.

As cambacicas que aparecem em casa, são corajosas, briguentas e muito delicadas. Elas não temem a minha presença, não são assustadas e aguardam enquanto eu troco o néctar do bebedouro.

Já me falaram que com o tempo ela até se acostuma com a presença podendo invandir a cozinha em busca de frutinhas frescas.. Nota-se que pardais e tico-tico também podem invandir a casa, em busca de alimentos. São pássaros quase que domésticos pois se acostumaram muito bem com a presença dos humanos.



Se quiser ouvir o canto da cambacica, acesse Wikiaves, pois terá a possibilidade de ouvir diversas gravações.

Hoje amanheceu chovendo...e isso significa que terei mais trabalho para cuidar dos pássaros livres que visitam meu quintal.

Quando fui trocar a água do bebedouro, já pude avistar a cambacica me esperando por lá. Ficamos cara a cara, muito próximas se eu estendesse minha mão eu a tocaria...ela não teve receio algum, parece estar se acostumando com a minha presença. Assim que troquei o bebedouro, ela já foi fazer a sua festa... com mais 2 cambaciquinhas...

Mesmo com o beija-flor tesourão, elas ficam por lá....não desistem!! São persistentes e arrojadas..muito espertas e rápidas.

Está um verdadeiro festival de cambacicas por aqui, deve ter cerca de 4 a 5 (as que eu contei)... e acredito que possa ser uma ou duas famílias.

MARAVILHOSO.

33 comentários:

  1. Olá Ligia! Que bom poder encontrar tantos passarinhólogos pela web afora! Para inserir os sons, eu substituo o link da url da imagem pelo link do mp3 do canto do site xeno-canto.org. Para isso modifico o html do post, não sei fazer de outro jeito.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Olá, coloquei um bebedouro para beija flores na janela, mas existe rixas entre beijas tesouras e as cabacinhas. Tem momentos que eles entram dentro de casa porque ficam com medo do beija flor que mais se parece com um aviazinho de guerra atacando-os. São muitos e lindos de mais!

    Abraços, Fabiana

    ResponderExcluir
  3. Lindas suas imagens. Num momento de entusiasmo, coloquei o bebedouro na m/área de serviço, proximo a um alfeneiro, mas, agora..HEELLPP, as cambacicas são insaciáveis, aguerridas e insistentes nos seus pios, quando o bebedouro esvazia. Peço suas dicas (quando não as alimentar?), até para poder lidar com a situação e diminuir o estresse geral, afinal a idéia era observar aves para desestressar. ahahah
    abs/ Jeane/ (SP) 21/1/12

    ResponderExcluir
  4. Coloquei 5 bebedouros com 2 colheres de açucar cristal em cada bebedor, os cambacicas aparecem de ate 6 de uma vez, é a maior festa sem contar com os beija-flor que vem tambem o dia inteiro

    ResponderExcluir
  5. Realmente vc tem razao,eles invadem o nosso quintal,os bebedouros,a nossa casa,a nossa vida e isso é tudo de bom!!!

    ResponderExcluir
  6. Aqui em casa, aparece um desse todos os dias, fica pendurado em frente ao espelho do salão da minha mãe e, não para de cantar!

    ResponderExcluir
  7. Aqui em casa, eu só coloco açúcar próprio para "beijas", por ser mais saudável e conter vitaminas.

    ResponderExcluir
  8. Tenho um pé de romã, e tem uma porção desse pássaro que ficam nas flores da romã, é muito lindo de ver......adoro ficar observando eles.

    ResponderExcluir
  9. tenho um bebedouro na minha pequena varanda, com várias plantas em vasos, e os beija-flores e cambacicas fazem a festa. É muito bom ver esses pequenos visitantes, ajuda a desestressar. Recomendo, desde que troquem a água com açucar todos os dias para não contaminar os pássaros.

    ResponderExcluir
  10. A mãezinha fez seu ninho na Samambaia da minha varanda e agora temos dois lindos filhotinhos.
    Ela passa o dia todo indo e vindo trazer comida e quando chega, é uma barulhada feliz. Eles são muito destemidos, me enfrentam quando me aproximo do ninho mas já conhecem minha voz, colocando a cabeça pra fora quando chamo.
    Muito feliz por tê-los conosco...

    ResponderExcluir
  11. Oque você bota no bebedouro?

    ResponderExcluir
  12. OLÁ BOA TARDE! ME AJUDE, ACHEI UMA CAMBACICA NA PORTADA MINHA CASA, FILHOTE, JÁ TEM PENAS, DEI MAMÃO E CAQUI PRA ELA, ESTÁ COMENDO, MAS ESTOU ACHANDO ELA MEIO FRACA, ME AJUDE COMO DEVO PROCEDER NOS CUIDADOS, PRETENDO SOLTÁ-LA ASSIM QUE FICAR BOA, ELA FICA NO MEU ESCRITÓRIO COMIGO, EM BAIXO DOS M´´OVEIS A NOITE PEGO ELA E COLOCO NUM CANTINHO ESPECIAL, MAIS QUENTINHO, SOLTA MESMO. E ANTES QUE PENSEM MEU ESCRITÓRIO É TODO ABERTO DE FRENTE DIRETA PRA RUA. PRECISO DE AJUDA PRA CUIDAR. URGENTE... O QUE DAR MAIS DE COMER,... CUIDADOS.... meu email é: artidead@hotmail.com ou sergiomurilodesigner@gmail.com

    aguardo amigos!
    obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou na emsma situação, moro em plena Copacabana e achamos um filhote na rua ontem, e a mãe ao redor desesperada, mas não conseguimos achar o ninho e assim trouxemos ara casa.
      Temos dado suco de fruta e mel, aparentemente está se alimentando.

      Excluir
  13. Tem um que dorme em casa, faz uns 3 anos

    ResponderExcluir
  14. Há dois anos esse passarinho fez um ninho no lustre da varanda da minha casa, já deu mais de 6 ninhadas, passa o dia indo e vindo trazendo comida para seus filhotes que fazem um barulhai nessa hora. A mãe é bem desconfiada nesse momento, olha pra todos os lados e se fizermos o mínimo de zoada ela voa. Dorme todos os dias lá e tem hora certa pra voltar pro ninho. E Mt lindo! Mas gostaria de saber como faço e se posso transferir o ninho dela para outro lugar apropriado (tipo aquelas casinhas próprias de madeira) , tenho receio que espante o bichinho de vez, e não é minha intenção. Pretendo voltar a acender a luz da minha varanda. Rsrsrs

    ResponderExcluir
  15. Minha filha tava brincando um desse ...apareceu machucado oq passo na patinha dele ..vou cuida depois solta ele

    ResponderExcluir
  16. ALERTA VERMELHO: A grande maioria das pessoas estão alimentando as cambacicas e beija-flores com açúcar ou mel. Isto é um grave erro pois estes produtos fermentam rapidamente, podendo contaminar os pássaros com fungos e bactérias causando uma micose na boca podendo levá-los à morte. Use produtos especialmente preparados para tal fim, eles são encontrados em quase todas as casas do ramo.

    ResponderExcluir
  17. ALERTA VERMELHO: A grande maioria das pessoas estão alimentando as cambacicas e beija-flores com açúcar ou mel. Isto é um grave erro pois estes produtos fermentam rapidamente, podendo contaminar os pássaros com fungos e bactérias causando uma micose na boca podendo levá-los à morte. Use produtos especialmente preparados para tal fim, eles são encontrados em quase todas as casas do ramo.

    ResponderExcluir
  18. Salvei um cambaciquinha filhote da boca do meu gato cuidei dele uns quatro dias e acabei me apaixonando por ele,pra ele treinar o vôo eu sercava um lugar na área com papelão e ficava observando,só que por um descuido ele sumiu e eu não sei o que aconteceu com ele,eu tenho quase certeza que ele não voou pois ainda estava com a asinha machucada já procurei dentro de casa e não o encontrei meu medo é que ele tenha caído dentro do gatil aí só de pensar nisso começo a chorar,estou em depressão,angustiada sem saber o que aconteceu com ele,se ele tivesse voado eu estaria feliz pois a idéia era esse cuidar dele até ele se recuperar mas tenho quase certeza de que não foi isso o que aconteceu aí estou vivendo melancólica,numa tristeza sem tamanho como pode um ser tão pequeno fazer um estrago tão grande no meu peito. Que ser humano sou eu? Tentei fazer o bem mas não consegui nem cuidar de um passarinho tão pequeno. Estou agora com o remorso a dor 😢 e a saudade do meu pequeno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas esse é um amor imediato e nada a fazer. É normal sua tristeza. Também recolhi uma pomba da rua que julgava morta e queria apenas recolher o corpo, já que estava bem em frente de casa, mas quando lhe mexi, ela mexeu-se também e levei-a para casa para morrer com mais conforto e dignidade. Acontece que veio para viver e começou a recuperar. Criei-lhe um cantinho escondido e confortável, dei-lhe banho, usei Betadine nos ferimentos (pata, asa, áreas sem penas) e recuperou de quase tudo. As penas ainda estão em crescimento, mas já corre. Acontece que depois de muito analisar percebi que ela tem uma asa desnivelada, a arrastar pelo chão, e quase com certeza não voltará a voar. Deve estar quebrada. A não ser que alguém entendido consiga recuperar a asinha dela. Mas ninguém liga para pombos. Não sei o que fazer. Ela apresenta depressão, tristeza, e só quer ficar escondida na casinha dela e nunca pega sol. Estou num dilema. Que faço?

      Excluir
  19. tenho dois bebedouros de água todos os dias eu troco você pode colocar mas não deve seixar pro outro dia tem que trocar porque a aguá com o açucar fermenta e faz mal aos pasasrinhos você pode colocar no lugar açucar mascavo els adoram ou açucar demirara aquele que é feito a base de cana de açucar ele3s adoram e são natural

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia que açúcar mascavo era apreciado por eles. Beija-Flores também? Quanto à higiene sou muito cuidadosa e todos os dias coloco os bebedouros de molho em 1 litro de água com uma tampinha de água sanitária, enxáguo bem e coloco água com açúcar (uma parte de açúcar para quatro partes de água mineral. Levo ao fogo até diluir). Faz mais de um ano que beija-flores e Cambacicas vivem em casa e tudo corre bem.

      Excluir
    2. Olá Cláudia, recentemente estou colocando bebedouro com açúcarnas devidas recomendação é higiene diária. As Cambacica lindas, bebem bastante. Fiquei preocupada pois as fezes delas são bem líquidas. É assim mesmo ou sera5 estou fazendo algo errado? Pode me ajudar ou 8ndicar alguém que possa me informar?

      Excluir
    3. Olá Cláudia, recentemente estou colocando bebedouro com açúcarnas devidas recomendação é higiene diária. As Cambacica lindas, bebem bastante. Fiquei preocupada pois as fezes delas são bem líquidas. É assim mesmo ou sera5 estou fazendo algo errado? Pode me ajudar ou 8ndicar alguém que possa me informar?

      Excluir
  20. acabo de encontrar um filhote de cambacica na rua ,ainda filhote e ele estava dbiltado , com o que devo alimentá-lo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, devem haver pessoas mais capacitadas para responder à pergunta, mas pela minha experiência, Cambacicas são extremamente dependentes de néctar (água com açucar na forma artificial. Use um conta-gotas). Num Petshop devem existir papinhas apropriadas para filhotes. Já criei filhotes de periquitos rejeitados pela mãe e comprava um pozinho, que diluído em água formava uma papinha com os nutrientes necessários. Depois colocava entre os dedos e simulava o bico da mãe. Levei um bom tempo nisso, rs... mas é gratificante.

      Excluir
  21. Acabei de pesquisar na Net pois tem um bebendo água do Beija flor rs

    ResponderExcluir
  22. É primavera!
    Moro em apartamento aqui em Joinville/SC... no quarto andar! Esses dias ví uma rolinha circulando pela sacada. Quando fui ao mercado, tinha plantas pra vender. Comprei uma samambaia, pensando nos pássaros... no mesmo dia em que pendurei o vaso na varanda, um casal de cambacica veio pra ficar. Hoje passaram o dia trazendo gravetos e construindo o ninho. Um deles já está até "dormindo" no vaso. Lindos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns aqui eles só vem para se alimentar. Os beija-flores não deixam eles ficarem muito tempo.

      Excluir
  23. Moro no Pantanal (maravilhoso para passaros) mais ainda estou com dificuldades para atraíLos com bebedouros, não sei se pq a abundância de néctar. Qria eles no bebedouro junto com o comedouro. Tb gostaria de ficar cada vez mais perto deles. Será que isso não acontece pq comecei a fazer isso só a dyasmim semanas ? Oq faço para afastar as formiga, abelhas etc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Estou no 13o andar e os beija flores, cambacicas e outros passarinhos vem direto aqui...rs Dou para eles o "Beija Flor Néctar"da Alcon, que adquiro na loja de pets, só que nas instruções eles dizem para colocar 2 colheres de sopa cheias, e eu coloco uma colher de sopa rasa apenas, em cada troca, de 5 em 5 dias, porque não quero que fique muito mais doce do que as flores. Já pensou se eles começarem a desprezar o néctar das flores ao se interessarem apenas pelo néctar que colocamos, por ser mais doce?

      Excluir
  24. Tenho 7 Cambacicas visitando meu bebedouro mas ainda nenhum beija flor acordo com elas todos os dias rsrs

    ResponderExcluir