Estas saíras (Tangara seledon) foram avistadas num comedouro de uma pousada em Maresias, litoral norte de SP. Tem cerca de 13 a 15 cm. São muito encontradas na faixa do litoral paulistano e possuem uma beleza rara, incansável aos olhos humanos! Vivem em grupos e são frugíveras.
O comedouro é feito em madeira e alguns detalhes em sapê, todo rústico bem de acordo com a natureza do local.
As frutas mais disputas pelas saíras neste comedouro são: o mamão e a melancia. A dona da pousada tem o carinho de trocar as frutas todos os dias! Lá tem desde melão, banana, mamão, melancia, ou seja, muitas frutas a vontade da passarinhada. Bonito de ver !!!
Uma preservação em meio a natureza!
As saíras são muito procuradas por sua rara beleza e atualmente são ameaçadas pela destruição de seu habitat e pelo tráfico de animais silvestres!
Super legal Ligia, uma pena que eu more aqui no subúrbio do Rio de Janeiro, não vejo saíras por aqui.. mas me contento com os sanhaços, bem-te-vis, cambacicas e beija-flor que vêm comer aqui em casa. ;)
ResponderExcluirOlá, Ligia
ResponderExcluirEstou "plagiando" teu bebedouro EhEh
Uma pergunta: um amigo meu me disse que quando alimentamos pássaros soltos eles correm o risco de ensinar seus filhotes a comer só ali, no comedouro. Que pode criar uma geração dependente de ti, e, que quando te ausentarem eles não saberão "se virar"
Isto faz sentido?
Carlos, Torres RS