sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Suiriri, lavadora mascarada e quero-quero

Ainda hoje fiz mais algumas observações maravilhosas. Só de caminhar para um lado a outro, a gente consegue ver muita coisa diferente. Observar pássaros para mim tem sido tarefa diária pois tem me ajudado muito a observar melhor os detalhes, a ouvir melhor, a desenvolver mais a sensopercepção. É um exercício delicioso pois podemos ver a beleza de cada espécie, entender um pouco mais sobre seus hábitos e ainda beneficiar nossa alma.

Na rua de casa, vi um lindo suiriri (Tyrannus melancholicus) que por sinal é muito parecido como bem-te-vi com algumas diferenças... o pescoço é mais acizentado, o bico mais comprido e grosso, o peito é amarelo e o dorso acizentando. Ele estava empoleirado em fios de rede elétrica pública. Ia de lado a outro em vôo rápido. Porém era muito observador. O suiriri alimenta-se de insetos e chega a entrar em uma luta corporal contra o mesmo. Mas também aprecia frutos que por sinal também fazem parte de sua dieta.

Abaixo segue foto do suiriri.


A tarde num passeio com a criançada no parque botânico, consegui avistar uma lavadeira mascarada ou viuvinha (Fluvicola nengeta). Cheguei bem próximo dela e pude ver a riqueza de detalhes desta ave tão singela, delicada. Peito branco, dorso e asas escuras, uma lista também escura por cima dos olhos. A viuvinha se alimenta principalmente de artrópodes que costuma capturar na lama dos rios e brejos,  que são o seu habitat.

Também avistei bem de pertinho e voando a ave quero-quero (Vanellus chilensis). O som que ele produz é inconfundível.. melodioso e longo.


É isso aí, mais algumas espécies avistadas...e compreendidas por uma amadora que adora vê-las, cada dia mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário