segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

E quando chove?

Pois é!  Toda pessoa que instala um comedouro tem a princípio esta preocupação. O que fazer com as sementes? Principalmente se molhá-las.

Eu passo por esta questão, pois aqui em casa ainda não chegou o meu pedido do projetinho que eu fiz, e enquanto isso eu alimento os pássaros  numa vasilha (prato) cerâmica e esta fica exposta, pois não tem um sistema de proteção contra chuvas.. riso.

Muito bem, só que quando chove,  ou perco as sementes ou ficam ensopadas. Os pássaros não ligam, comem mesmo estando molhadas. Mas eu ligo, pois algumas vezes quando chove forte, muitas sementes transbordam junto com água da chuva que cai no prato... Mesmo assim, como é gramado meu quintal, os passarinhados ainda aproveitam para ciscar na grama e acabam comendo estas sementes também.

Porém, mesmo sabendo que está tudo bem, eu aconselho a protegermos as sementes, contra ação de chuva, sol e até vento, fazendo um telhadinho.

Inclusive para os desavisados, os pássaros livres também nos visitam em dias chuvosos,  eles são da natureza e é extremamente normal e natural lidar com a chuva. Muitos inclusive tomam chuva indo atrás de alimento. Portanto, para aqueles que desejam alimentar pássaros, se preparem para deixar alimentos para eles também quando chover !!!


Hoje como choveu muito, eu resolvi colocar um guarda-chuva pendurado numa fonte obsoleta feita de bambu. Nos buracos do mesmo eu anexei o guarda-chuva, deixando cerca de uns 40 cm de altura em relação ao prato cerâmico (comedouro).  De início alguns pássaros estranharam muito como os pardais e os tico-ticos. Já as rolinhas e os chopins, não estranharam tanto e ficaram lá um tempão por causa da chuva, acabou servindo de "ninho". risos. A rolinha então chegou a deitar e cochilar..


No final da tarde quando a chuva parou eu retirei o guarda-chuva e aí eles vieram com muita fome..tive até que aumentar um pouco a quantidade de sementes que diponho.


Já as cambacicas, beija-flores e sanhaços fizeram a festa..

Nenhum comentário:

Postar um comentário