quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Incógnitas no início do ano

O primeiro mistério a demarcar o ano de 2011 foi a "chuva de pássaros mortos" em alguns estados dos EUA e também na Suécia. Logo no primeiro dia do ano, Arkansas amanheceu diferente, com cerca de 4 mil aves mortas. A ave em questão é o melro tordo-sargento. Depois foi a vez de Louisiana com cerca de 400 aves mortas até agora misteriosamente.



Outros estados também foram atingidos. Veja o mapa abaixo. As áreas circulares em vermelho refletem os estados atingidos, são eles: Arkansas, Louisiana, Texas, Kentucky e Tenessee.


Além dos pássaros, cerca de 100 mil peixes apareceram flutuando também no rio Arkansas a mais ou menos uns 200 km de distância onde ocorreu o incidente dos pássaros. Alguns estudiosos afirmam que estes dois fenômenos não tem relação.

Outros países também foram atingidos: Suécia e depois a Itália com a morte de 400 pombos.

Algumas hipóteses já foram levantadas para esta questão e muitas parecem só ficar na teoria:

1. Relação com a queima de fogos de artifícíos teriam ocasionado stress nos pássaros e os melros como possuem pouca visão notura teriam se chocado com obstáculo e por assim caído e morrido...
Eu particularmente não acredito nesta questão, pois em dias posteriores outros melros continuaram morrendo em outras cidades e inclusive em outro país, como foi o caso da Suécia.

2. Choque com nuvem ou chuva de granizo teria levado os animais a morte pois voam em bandos. Também não acredito muito nesta situação. Se isso fosse uma cogitação, porque outras espécies diferentes não apareceriam mortas também? Por que somente os melros?

3. Envenenamento ou testes. Essa teoria de início meio absurda mas é plenamente aceitável, embora conspiratória.

4. Doença. Também não acredito muito nesta teoria, pois morreriam todos juntos, no exato momento? E mais uma vez, somente uma espécie?

5. Fenômenos naturais como alterações geotécnicas, isso inclui a termodinâmica terrestre. Me parece bem aceitável esta varíavel. Animais mais sensíveis poderiam ter percebido esta diferença. Talvez explicasse sobre os peixes mortos também.

Isso tudo se resume em teorias. Vamos esperar os fatos e os relatórios dos cientistas. Alguns resultados já resumem que as mortes foram causadas por múltiplos traumas segundo uma pesquisa da National Wildlife Health Center. A National Geographic divulgou nota a respeito dos que os cientistas afirmaram sobre o referido assunto.

Estes acontecimentos me fizeram lembra do filme Os pássaros (The Birds) de Alfred Joseph Hitchcock lançado em 1963. O filme retrata uma cidadezinha pacata no estado de Califórnia, sendo invadida por pássaros de diversas espécies que atacavam as pessoas.


Para mim este filme de Hitchcock retrata de forma fiel a questão do cansaço exaustivo da mãe natureza em relação aos descuidos do homem quanto ao desmatamento, poluição enfim, do preço que se paga pela evolução tecnológica. É um grito de socorro e um protesto. Pois dificilmente imaginaríamos belos pássaros nos atacando. O que sugere isso? Um confronto da natureza? Não sei se na época Hitchcock (pela sua visão) havia pensado nisso...

De qualquer forma sem levantar ainda mais teorias sobre o assunto, é importante que o fato seja esclarecido de forma criteriosa e que seja divulgado às massas.

Um comentário:

  1. Oi Ligia! É o endereço que aparece na parte de baixo do navegador quando passar o mouse sobre o link do canto do pássaro.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir