quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Coleirinho, coleirinha

Este aqui é o coleirinha que apareceu no meu jardim e vem me visitar todos os dias a procura de sementes de alpiste e painço.


Meu amigo Raoni diz que este coleirinho pode ter escapado de alguma gaiola. Há esta hipótese. Por isso, comprei sementes específicas para a dieta dele (que contém mais variedades de painço, colza, alpiste) e deixei em um comedourozinho separado pendurado nesta pitangueira.. Ele já aprovou, vai lá toda hora buscar suas sementinhas. Seu vulgo nome é Papa-capim, haja vista que adora caçar sementes. Há também o coleiro baiano que tem o pescoço preto e não tem a coleirinha como o papa-capim.

O coleiro (Sporophila caerulescens) é um passarinho muito delicado, sensível e até distraído, muito fácil de ser capturado, infelizmente. Mede aproximadamente 11 cm de comprimento.

Aprende o canto ainda em seu estágio dentro do ovo, ouvindo seu pai coleiro cantar.

Há vários tipos de cantos dos coleiros,  sendo um pássaro muito disputado para alguns passarinheiros, que infelizmente capturam de forma ilegal.

Dentre os cantos o mais conhecido é o Tui Tui, o mais característico.

Quando ele vive na natureza geralmente possui um canto característico denominado mateiro. O canto já é mais arrojado,  bem diferente do Tui Tui...
Há o canto grego, muito belo.

A fêmea é parda e os casais que se formam são fiéis. Geralmente a postura é de 2  a 4 ovos.
Não são pássaros territorialistas.

Quanto ao coleirinho que visita o jardim de casa, ele passa bem, o vejo voando pelas proximidades, na frente de casa mas  sempre retorna ao jardim para seu banquete. Espero que ele continue nos visitando, pois sua presença é majestosa. E continue assim, livre, leve e solto ! Vai coleirinho, a natureza é sua também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário