segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Pomba -de-bando

 A pomba de bando (Zenaida auriculata) é a famosa pomba que habita regiões domésticas. Geralmente são atraídas por restos de alimentos, farelos de milho e pães. Algumas pessoas tem o hábito de alimentá-las em praças ou mesmo em quintais. Porém,  esta espécie costuma ser invasiva em grandes metrópoles em busca de alimentação e costuma ser pouco tolerante ao olhar humano.

Costuma medir cerca de 23 cm, apresenta cor parda cinzentada, e duas faixas pretas atrás dos olhos, sendo uma das principais características. Em suas asas podemos ver também manchas pretas. Bico de cor parda e pés avermelhados.

Existem vários tipos de pombos, cerca de 20 espécies da família Columbidae que ciruculam por todos os continentes, dentre elas a famosa rolinha que também costuma ser frequente em regiões habitadas.

Aqui no meu quintal, uma pomba-de-bando vem visitar o comedouro todos os dias. Até agora achei estranho ela ter vindo sozinha sem nenhum outro companheiro de bando. No começo fiquei preocupada, pois achava que meu jardim pudesse virar um pombal, mas não. Ao menos por enquanto. Ela vem solitária, passa pouco tempo no comedouro, bebe água, descansa um pouco no deck e depois vai embora.


A pombinha de bando é bem menor que o pombo doméstico (considerado por muitos como sendo uma praga) e é uma espécie nativa do Brasil.

Ela voa mais rápido que outros tipos de pombas. Sua fonte de alimentação geralmente é compostas de sementes, frutos, sendo considerada uma importante dispersora de sementes.

Veja mais neste site Aves Pampa...sobre várias das columbiformes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário