sábado, 8 de janeiro de 2011

Como iniciar a prática e manter um comedouro

Para aqueles que estão iniciando ou querendo montar um comedouro para atrair diversos tipos de pássaros, seguem algumas dicas básicas:

1. Verifique o local onde será instalado seu comedouro (pendurado num galho de árvore, sobre murais e beirais, enfim, estude bem o local) De preferência deve ser um local iluminado (com luz natural)  de fácil acesso, e que se possível possa protegê-los sob ação de chuva.  - Aconselho fazer um teste primeiro. Coloque um pratinho pequeno (como os de vasos de plantas) com os alimentos desejados (frutas ou sementes) e aguarde as visitas. Assim, você poderá perceber se os pássaros aprovaram ou não o local antes de fazer alguma instalação definitiva. É bom fazer este teste até para observar quais serão os intrusos.. Alguns deles aparecem depois de meses...

2. Se possível dê preferência aos materiais reciclados ou naturais. Assim você estará contribuindo com a mãe natureza além de deixar o ambiente bem propício para os bichinhos. No meu link em projetos de comedouro tem algumas dicas bem fáceis. Você poderá utilizar diversos materiais, como caixas de leite, porta CD/DV, garrafas PET entre outros.

Comedouro feito de embalagem da Tetra Pack por Cris Turek.


3. Se for instalar o comedouro em casa residencial, verifique se está bem protegido em relação a outros animais domésticos como cães e gatos.

4. Forneça água limpa diariamente em uma vasilha (sugiro um prato cerâmico grande) com no máximo 2 dedos de água. Eles adoram e tomam até banho.

5. Se optar por usar sementes utilize as que não atraem pombos. Sugestão que eu uso: arroz com casa, painço, alpiste, níger, senha francesa, girassol, abóbora... este tipo de mistura geralmente não atrai pombos. Tome cuidado com as quireras de milho.. elas adoram e invadem a área.

6. Quanto aos bebedouros de beija-flores, instale-os em locais abertos onde eles possam voar verticalmente, facilitando seu acesso. Procure locais de preferência com sombra. Se quiser que venham cambacicas, é só comprar aquele bebedouro com puleiro ou mesmo fazer um puleirinho para que as mesmas possam se sustentar.  Eu instalei o meu na minha árvore e lá as cambacicas já se posicionam bem, ficam empoleiradinhas, descansam e até fazem sua higiene. Em algumas regiões outras visitas também são atraídas por estes bebedouros como as saíras e os sanhaços. Agora se preferir que só venham beija-flores sugiro bebedouros que não tenham puleiros. Troque a água diariamente.

Um comentário:

  1. Amiga, eu amo pássaros e faço tudo que posso para tê-los por perto. O que eles mais gostam aqui em casa é do pé de mamão. Vem de tudo: sibitos, sabiás de praia, sanhaços, pintassilgos. Amo de paixão. Obrigada pelo link em seu artigo.
    Beijos,
    Cris Turek

    ResponderExcluir