sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Germinando o alpiste!

Algumas sementes podem ser germinadas em um canteiro, um pedaço de terra, um vaso, ou em jardins. O alpiste (Phalaris canariensis) é de fácil germinação e servirá como base na dieta dos pássaros.


Além do alpiste, você pode germinar também o paiço, o girassol e a linhaça.

É uma excelente opção para se ter em um pedaço de jardim, principalmente quando vai viajar, o alpiste germinado poderá servir de alimento aos pássaros.

É fácil germinar,  compre as sementes e deixe por umas 4 horas imersas em água. Depois plante-as.  Aqui em casa os própriós pássaros fazem este processo, deixando cair sementes  naturalmente, e por consequencia acabam nascendo.

O alpiste além de alimentar os pássaros também possui excelentes propriedades medicinais.



 Não é necessário muito espaço. Você poderá usar garrafas PETs para isso.

Além disso, se você tiver crianças, poderá fazer um boneco de alpiste e aproveite para ensiná-la todo o processo de germinação, dia a dia.. é bem bacana. A criança vai observando, regando e cuidando de sua germinação. Sente interesse em cuidar da plantinha, além de despertar a curiosidade e criatividade da criança.

Você vai precisar:

- meia calça (velha)
- pó de serragem
- terra
- material para olhinhos, nariz (pode ser botão de camisa, por exemplo)

Veja  aqui como fazer este boneco e aproveite para incentivar as crianças a semearem desde cedo,  além de ser muito divertido!!!



Esta atividade servirá para toda a família !!! Aproveite!

5 comentários:

  1. Opa!

    Cadê você?

    Tá sumida...

    Beijos,

    Tietta

    ResponderExcluir
  2. O alpiste que coloquei para os pássaros no comedouro, o que ficou depois de um dia de chuva germinou rapidinho. Engraçado como ficou a graminha no prato. Os bichinhos gostaram. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. alpiste germinou no meu côcô

    ResponderExcluir
  4. Bom dia
    Muito legal seu blog,tenho uma duvida ,talves possa me ajudar.Fiz um bonequinho igual vc deu a receita acima,so que as sementes germinarão muito pouquinho e eu coloquei uma quantidade quasse um copinho de café da semente,qual motivo ter germinado um fiapo aqui,outro ali e não esta tocha igual a foto?Fique com Deus.
    Obrigado,
    Fernando-

    ResponderExcluir
  5. plantei a semente do alpiste a 3 dias e ela não quer nascer!!!!
    o que eu faço??

    ResponderExcluir