quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Formigas e Cia

É comum quando iniciamos o processo de alimentação para as aves que venham também outros visitantes não tão desejados assim. Formigas costumam visitar os bebedouros e também os comedouros com frequência e se não tomar cuidado elas levam tudo!!! Hoje fui surpreendida com formigas (muitassssss) invandindo o comedouro dos pássaros do meu jardim levando todas as vitaminas que eu tinha posto lá...risos.  Não tive dúvidas, peguei 3 pratinhos de vaso pequenos, enchi de água e coloque em cada uma das bases da mesa em que fica o comedouro..

Resolvido o problema, a questão foi outra...a visita indesejável de outra espécie desta vez mais problemática... as das vespas ou marimbondos no bebedouro do beija-flor. Fiz como indicado por um amigo, retirei as flores, deixei somente o tubinho e pintei de vermelho para sinalizar para o beija-flor, e também coloquei azeite no tubinho (na parte externa) para que os marimbondos não conseguissem pousar. Tudo lindo e maravilhoso, até umas horas depois.....quando pensei ter solucionado o problema, os danadinhos que ficaram rodeando e rodeando, acharam um outro jeito de atingir o bebedouro.. pousando na base do mesmo e tomando aquela água que fica no reservatório (bolsa)... Afe... começou tudo de novo. risos.

Muitas pessoas acabam desistindo de ter bebedouros por causa destes inconvenientes quando não são abelhas, são formigas ou marimbondos, vespas e afins. Outra dica é diminuir a quantidade de açúcar que não seja atrativa para estes outros insetos. Porém, no meu caso, por exemplo, já uso pouco açúcar, se tivesse que reduzir, seria mais fácil tirar todo o açúcar.

Utilizo também o néctar vendido em agropecuárias, mas confesso, o BF (beija-flor) não gosta e nem aprecia o mesmo. Foi só gasto e perda de tempo. Ele dá preferência a água com açúcar mesmo. E há quem diga que nem o açúçar precisaríamos colocar.. Ainda não fiz esta experiência, mas pretendo fazer e aí coloco aqui no blog o resultado.

Quanto a questão das formigas, acho mais fácil resolver, podemos utilizar nos bebedouros suspensos, em seus fios um pouco de óleo de cozinha ou graxa, assim as formiguinhas não conseguirão ter acesso, pois escorregam. Um amigo usa fio de nylon e coloca óleo, dificulta a passagem da formiga.

Há bebedouros que vem com chapéu e você deixa um pouco de água lá. Risos. O meu vem com este chapéu mas não resolve nada !!!! Elas passam com uma tranquilidade só neste chapéu, acessando direto as flores do bebedouro !!! São espertas.

Minha preocupação agora é como resolver a questão dos marimbondos, pois estes me preocupam, tenho filha pequena então já viu, qualquer picada além de dolorida (pois já tomei uma certa vez), pode dar reações e pode deixar marcas na pele.

Se alguém tiver uma dica natural e ecológica quanto a isso, aceito sugestões.

Um comentário:

  1. Ligia, também tivemos o mesmo problema. Enquanto eram apenas abelhas sem ferrão tudo bem, mas depois vieram abelhas européias e marimbondos. Com esses nem beija~flor nem cambacica se aproximavam do bebedouro. O jeito foi retirar o bebedouro. Para compensar as helicôneas do quintal (uma planta que parece uma bananeira e dá flores vermelhas que descem em pencas, muito bonitas)estão super floridas, deve ter umas 20 flores, que fazem a festa dos beija-flores e cambacicas. Elas florem praticamente o ano todo e simplesmente apareceram em nosso quintal, provavelmente "plantadas" pelas próprias aves.
    abraços

    ResponderExcluir