segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Cambacica..um pouco sobre este passarinho tão esperto

As cambacicas (Coereba flaveola) também muito conhecidas como sebinhos, são passarinhos muito interessantes. A princípio são pequeninas,  pois medem até 11 cm de comprimento. Apresenta o dorso amorronzando, o peito amarelado e a cabeça listrada em preto e branco, saindo a listra branca na região logo acima dos olhos. Tem apenas 10 g. Consegue imaginar isso? Uma delicadeza.


Não temem nada. Invadem o bebedouro dos beija-flores e até se toleram bem. A princípio quando você instalar um bebedouro em casa, esta espécie possivelmente será um dos visitantes diários, pois adoram néctar, inclusive se banham com ele por meio de seu bico pontudo. Também comem banana e algumas frutinhas bem como insetos. Quando aparecem em pares ou mais fazem um barulho característico um piado alto e estridente, tornando-se inconfundível.

As cambacicas que aparecem em casa, são corajosas, briguentas e muito delicadas. Elas não temem a minha presença, não são assustadas e aguardam enquanto eu troco o néctar do bebedouro.

Já me falaram que com o tempo ela até se acostuma com a presença podendo invandir a cozinha em busca de frutinhas frescas.. Nota-se que pardais e tico-tico também podem invandir a casa, em busca de alimentos. São pássaros quase que domésticos pois se acostumaram muito bem com a presença dos humanos.



Se quiser ouvir o canto da cambacica, acesse Wikiaves, pois terá a possibilidade de ouvir diversas gravações.

Hoje amanheceu chovendo...e isso significa que terei mais trabalho para cuidar dos pássaros livres que visitam meu quintal.

Quando fui trocar a água do bebedouro, já pude avistar a cambacica me esperando por lá. Ficamos cara a cara, muito próximas se eu estendesse minha mão eu a tocaria...ela não teve receio algum, parece estar se acostumando com a minha presença. Assim que troquei o bebedouro, ela já foi fazer a sua festa... com mais 2 cambaciquinhas...

Mesmo com o beija-flor tesourão, elas ficam por lá....não desistem!! São persistentes e arrojadas..muito espertas e rápidas.

Está um verdadeiro festival de cambacicas por aqui, deve ter cerca de 4 a 5 (as que eu contei)... e acredito que possa ser uma ou duas famílias.

MARAVILHOSO.

63 comentários:

  1. Olá Ligia! Que bom poder encontrar tantos passarinhólogos pela web afora! Para inserir os sons, eu substituo o link da url da imagem pelo link do mp3 do canto do site xeno-canto.org. Para isso modifico o html do post, não sei fazer de outro jeito.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Olá, coloquei um bebedouro para beija flores na janela, mas existe rixas entre beijas tesouras e as cabacinhas. Tem momentos que eles entram dentro de casa porque ficam com medo do beija flor que mais se parece com um aviazinho de guerra atacando-os. São muitos e lindos de mais!

    Abraços, Fabiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho mesmo problema o beija flor deixa elas tomarem.

      Excluir
    2. Oi aqui maria são tantos os cedinho no meu bebedouro que os beija Glória não vem mais, agora apareceu nova espécie um azul é outro verde será que é a mesma raça?

      Excluir
  3. Lindas suas imagens. Num momento de entusiasmo, coloquei o bebedouro na m/área de serviço, proximo a um alfeneiro, mas, agora..HEELLPP, as cambacicas são insaciáveis, aguerridas e insistentes nos seus pios, quando o bebedouro esvazia. Peço suas dicas (quando não as alimentar?), até para poder lidar com a situação e diminuir o estresse geral, afinal a idéia era observar aves para desestressar. ahahah
    abs/ Jeane/ (SP) 21/1/12

    ResponderExcluir
  4. Coloquei 5 bebedouros com 2 colheres de açucar cristal em cada bebedor, os cambacicas aparecem de ate 6 de uma vez, é a maior festa sem contar com os beija-flor que vem tambem o dia inteiro

    ResponderExcluir
  5. Realmente vc tem razao,eles invadem o nosso quintal,os bebedouros,a nossa casa,a nossa vida e isso é tudo de bom!!!

    ResponderExcluir
  6. Aqui em casa, aparece um desse todos os dias, fica pendurado em frente ao espelho do salão da minha mãe e, não para de cantar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkk aqui no meu salao tbm kkkk.. eles amam o espelho .. aqui eles vem em dois.. se penduram de ponta cabeça na cortina .. nem se incomoda com a minha presença é maravilhoso!

      Excluir
  7. Aqui em casa, eu só coloco açúcar próprio para "beijas", por ser mais saudável e conter vitaminas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconselho nao botar açúcar pois ja ouvi dzr q faz mal a eles!

      Excluir
  8. Tenho um pé de romã, e tem uma porção desse pássaro que ficam nas flores da romã, é muito lindo de ver......adoro ficar observando eles.

    ResponderExcluir
  9. tenho um bebedouro na minha pequena varanda, com várias plantas em vasos, e os beija-flores e cambacicas fazem a festa. É muito bom ver esses pequenos visitantes, ajuda a desestressar. Recomendo, desde que troquem a água com açucar todos os dias para não contaminar os pássaros.

    ResponderExcluir
  10. A mãezinha fez seu ninho na Samambaia da minha varanda e agora temos dois lindos filhotinhos.
    Ela passa o dia todo indo e vindo trazer comida e quando chega, é uma barulhada feliz. Eles são muito destemidos, me enfrentam quando me aproximo do ninho mas já conhecem minha voz, colocando a cabeça pra fora quando chamo.
    Muito feliz por tê-los conosco...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui em casa tb fez ninho no vaso da samambaia .Já tem 3 anos. Os filhotes nascem e vão embora mas sempre tem um no ninho durante a noite.

      Excluir
    2. Eles estão construindo um ninho sa minha sacada também. É muito lindo.

      Excluir
  11. Oque você bota no bebedouro?

    ResponderExcluir
  12. OLÁ BOA TARDE! ME AJUDE, ACHEI UMA CAMBACICA NA PORTADA MINHA CASA, FILHOTE, JÁ TEM PENAS, DEI MAMÃO E CAQUI PRA ELA, ESTÁ COMENDO, MAS ESTOU ACHANDO ELA MEIO FRACA, ME AJUDE COMO DEVO PROCEDER NOS CUIDADOS, PRETENDO SOLTÁ-LA ASSIM QUE FICAR BOA, ELA FICA NO MEU ESCRITÓRIO COMIGO, EM BAIXO DOS M´´OVEIS A NOITE PEGO ELA E COLOCO NUM CANTINHO ESPECIAL, MAIS QUENTINHO, SOLTA MESMO. E ANTES QUE PENSEM MEU ESCRITÓRIO É TODO ABERTO DE FRENTE DIRETA PRA RUA. PRECISO DE AJUDA PRA CUIDAR. URGENTE... O QUE DAR MAIS DE COMER,... CUIDADOS.... meu email é: artidead@hotmail.com ou sergiomurilodesigner@gmail.com

    aguardo amigos!
    obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou na emsma situação, moro em plena Copacabana e achamos um filhote na rua ontem, e a mãe ao redor desesperada, mas não conseguimos achar o ninho e assim trouxemos ara casa.
      Temos dado suco de fruta e mel, aparentemente está se alimentando.

      Excluir
  13. Tem um que dorme em casa, faz uns 3 anos

    ResponderExcluir
  14. Há dois anos esse passarinho fez um ninho no lustre da varanda da minha casa, já deu mais de 6 ninhadas, passa o dia indo e vindo trazendo comida para seus filhotes que fazem um barulhai nessa hora. A mãe é bem desconfiada nesse momento, olha pra todos os lados e se fizermos o mínimo de zoada ela voa. Dorme todos os dias lá e tem hora certa pra voltar pro ninho. E Mt lindo! Mas gostaria de saber como faço e se posso transferir o ninho dela para outro lugar apropriado (tipo aquelas casinhas próprias de madeira) , tenho receio que espante o bichinho de vez, e não é minha intenção. Pretendo voltar a acender a luz da minha varanda. Rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui em casa tb tem um ninho há uns 3 anos, no vaso da samambaia. Já teve várias ninhadas mas continuam aqui. Saem todos Os dias bem cedinho e voltam ao escurecer

      Excluir
  15. Minha filha tava brincando um desse ...apareceu machucado oq passo na patinha dele ..vou cuida depois solta ele

    ResponderExcluir
  16. ALERTA VERMELHO: A grande maioria das pessoas estão alimentando as cambacicas e beija-flores com açúcar ou mel. Isto é um grave erro pois estes produtos fermentam rapidamente, podendo contaminar os pássaros com fungos e bactérias causando uma micose na boca podendo levá-los à morte. Use produtos especialmente preparados para tal fim, eles são encontrados em quase todas as casas do ramo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já briguei no Cobasi, pois os bebedouros vêm com a orientação de colocar açúcar. O Cobasi não fez nada

      Excluir
  17. ALERTA VERMELHO: A grande maioria das pessoas estão alimentando as cambacicas e beija-flores com açúcar ou mel. Isto é um grave erro pois estes produtos fermentam rapidamente, podendo contaminar os pássaros com fungos e bactérias causando uma micose na boca podendo levá-los à morte. Use produtos especialmente preparados para tal fim, eles são encontrados em quase todas as casas do ramo.

    ResponderExcluir
  18. Salvei um cambaciquinha filhote da boca do meu gato cuidei dele uns quatro dias e acabei me apaixonando por ele,pra ele treinar o vôo eu sercava um lugar na área com papelão e ficava observando,só que por um descuido ele sumiu e eu não sei o que aconteceu com ele,eu tenho quase certeza que ele não voou pois ainda estava com a asinha machucada já procurei dentro de casa e não o encontrei meu medo é que ele tenha caído dentro do gatil aí só de pensar nisso começo a chorar,estou em depressão,angustiada sem saber o que aconteceu com ele,se ele tivesse voado eu estaria feliz pois a idéia era esse cuidar dele até ele se recuperar mas tenho quase certeza de que não foi isso o que aconteceu aí estou vivendo melancólica,numa tristeza sem tamanho como pode um ser tão pequeno fazer um estrago tão grande no meu peito. Que ser humano sou eu? Tentei fazer o bem mas não consegui nem cuidar de um passarinho tão pequeno. Estou agora com o remorso a dor 😢 e a saudade do meu pequeno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas esse é um amor imediato e nada a fazer. É normal sua tristeza. Também recolhi uma pomba da rua que julgava morta e queria apenas recolher o corpo, já que estava bem em frente de casa, mas quando lhe mexi, ela mexeu-se também e levei-a para casa para morrer com mais conforto e dignidade. Acontece que veio para viver e começou a recuperar. Criei-lhe um cantinho escondido e confortável, dei-lhe banho, usei Betadine nos ferimentos (pata, asa, áreas sem penas) e recuperou de quase tudo. As penas ainda estão em crescimento, mas já corre. Acontece que depois de muito analisar percebi que ela tem uma asa desnivelada, a arrastar pelo chão, e quase com certeza não voltará a voar. Deve estar quebrada. A não ser que alguém entendido consiga recuperar a asinha dela. Mas ninguém liga para pombos. Não sei o que fazer. Ela apresenta depressão, tristeza, e só quer ficar escondida na casinha dela e nunca pega sol. Estou num dilema. Que faço?

      Excluir
    2. Acabamos de vê- los aqui em Berioga se alimentando do nectar das flores di ibiscos.Mata Atlantica

      Excluir
  19. tenho dois bebedouros de água todos os dias eu troco você pode colocar mas não deve seixar pro outro dia tem que trocar porque a aguá com o açucar fermenta e faz mal aos pasasrinhos você pode colocar no lugar açucar mascavo els adoram ou açucar demirara aquele que é feito a base de cana de açucar ele3s adoram e são natural

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia que açúcar mascavo era apreciado por eles. Beija-Flores também? Quanto à higiene sou muito cuidadosa e todos os dias coloco os bebedouros de molho em 1 litro de água com uma tampinha de água sanitária, enxáguo bem e coloco água com açúcar (uma parte de açúcar para quatro partes de água mineral. Levo ao fogo até diluir). Faz mais de um ano que beija-flores e Cambacicas vivem em casa e tudo corre bem.

      Excluir
    2. Olá Cláudia, recentemente estou colocando bebedouro com açúcarnas devidas recomendação é higiene diária. As Cambacica lindas, bebem bastante. Fiquei preocupada pois as fezes delas são bem líquidas. É assim mesmo ou sera5 estou fazendo algo errado? Pode me ajudar ou 8ndicar alguém que possa me informar?

      Excluir
    3. Olá Cláudia, recentemente estou colocando bebedouro com açúcarnas devidas recomendação é higiene diária. As Cambacica lindas, bebem bastante. Fiquei preocupada pois as fezes delas são bem líquidas. É assim mesmo ou sera5 estou fazendo algo errado? Pode me ajudar ou 8ndicar alguém que possa me informar?

      Excluir
  20. acabo de encontrar um filhote de cambacica na rua ,ainda filhote e ele estava dbiltado , com o que devo alimentá-lo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, devem haver pessoas mais capacitadas para responder à pergunta, mas pela minha experiência, Cambacicas são extremamente dependentes de néctar (água com açucar na forma artificial. Use um conta-gotas). Num Petshop devem existir papinhas apropriadas para filhotes. Já criei filhotes de periquitos rejeitados pela mãe e comprava um pozinho, que diluído em água formava uma papinha com os nutrientes necessários. Depois colocava entre os dedos e simulava o bico da mãe. Levei um bom tempo nisso, rs... mas é gratificante.

      Excluir
  21. Acabei de pesquisar na Net pois tem um bebendo água do Beija flor rs

    ResponderExcluir
  22. É primavera!
    Moro em apartamento aqui em Joinville/SC... no quarto andar! Esses dias ví uma rolinha circulando pela sacada. Quando fui ao mercado, tinha plantas pra vender. Comprei uma samambaia, pensando nos pássaros... no mesmo dia em que pendurei o vaso na varanda, um casal de cambacica veio pra ficar. Hoje passaram o dia trazendo gravetos e construindo o ninho. Um deles já está até "dormindo" no vaso. Lindos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns aqui eles só vem para se alimentar. Os beija-flores não deixam eles ficarem muito tempo.

      Excluir
  23. Moro no Pantanal (maravilhoso para passaros) mais ainda estou com dificuldades para atraíLos com bebedouros, não sei se pq a abundância de néctar. Qria eles no bebedouro junto com o comedouro. Tb gostaria de ficar cada vez mais perto deles. Será que isso não acontece pq comecei a fazer isso só a dyasmim semanas ? Oq faço para afastar as formiga, abelhas etc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Estou no 13o andar e os beija flores, cambacicas e outros passarinhos vem direto aqui...rs Dou para eles o "Beija Flor Néctar"da Alcon, que adquiro na loja de pets, só que nas instruções eles dizem para colocar 2 colheres de sopa cheias, e eu coloco uma colher de sopa rasa apenas, em cada troca, de 5 em 5 dias, porque não quero que fique muito mais doce do que as flores. Já pensou se eles começarem a desprezar o néctar das flores ao se interessarem apenas pelo néctar que colocamos, por ser mais doce?

      Excluir
  24. Tenho 7 Cambacicas visitando meu bebedouro mas ainda nenhum beija flor acordo com elas todos os dias rsrs

    ResponderExcluir
  25. Fiz um video de um par de cambaricas bebericando e brincando no bebedouro do beija-flor, uma graça! Gostaria que vissem! Esses pássaros todos os dias nos acordam com seu canto inconfundível.Não sabia que se chamavam cambaricas.

    ResponderExcluir
  26. Escrevi errado... são cambacicas não cambaricas...

    ResponderExcluir
  27. Eu coloquei 3 bebedouros com soluçao q comprei especial mente para para beija flores e cambacicad. É um espetáculo da natureza. Eles retribuem com cantos e seus voos alegres.

    ResponderExcluir
  28. Uma fez ninho no meu vaso de planta....artificial!!! rsrs. Que fofa!

    ResponderExcluir
  29. Agora ouvindo o canto estridente de um pássaro fui observar na janela do quarto... E oque vi? Dois pássaro lindo de peito amarelo e 2listas brancas na cabeça... Curiosa fui procurar saber qual a espécie era, por minha casa ter diariamente a visita de várias espécies... Amei ao descobrir através do blog um pouco mais sobre esse pássaro, presente de Deus para nós é para Natureza. São muito fofos.

    ResponderExcluir
  30. Olá achei um filhote de passarinho quase voando já preciso alimentar ele estou dando ração para cachorro úmida mas não sei qual espécie e ele tem um risco no olho asas marrom escuro bico fino o resto e branco mas nem a calda cresceu ele pode mudar de cor ainda parece que são penugens em algumas partes

    ResponderExcluir
  31. Olá,hoje encontrei um machucado no meu quintal, eu coloquei dentro de uma caixa grande e dei água, nem se mexia, ficava todo tempo parado, apenas abrindo e fechando a boca e com os olhos abertos, e depois ficou tipo deitado, eu pensava que estava tudo bem mas infelizmente foi perdendo as forças e não resistiu, fiquei triste pra caramba e agora vim aqui na web tentar descobrir o nome e um pouco da história desse lindo pássaro. Estou me sentindo culpado mas eu não pude fazer nada, ainda levei lá no alto da árvore dentro da caixa e deixei lá um pouco pra ver se outra da mesma espécie se aproximava mas só ficavam de longe fazendo o mesmo som, então só deu tempo de trazer de volta e quando peguei nas mãos, ele fechou os olhos e se foi. Sinto muito, só queria desabafar!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa estou me sentindo assim agora, na hora que sai e vi ele ele no chao ele ainda estava respirando, e ai vi que tinha uns tres deles por perto tentando atacar o gato e nao consegui me aproximar porq achei que eles iriam me atacar. estou me sentindo mal por isso.

      Excluir
  32. ao redor da minha casa e cheio de cambacica! o um gato hoje matou um, estou com muita raiva e eles estao atacando o gato nao sei oq eu faço pois o passarinho esta na minha porta, e estou com medo de eles me atacarem ao tentar tirar o passarinho morto!

    ResponderExcluir
  33. Estou com um deste fazendo ninho em um pinheiro ao lado do meu carro. Ele ataca?

    ResponderExcluir
  34. Aqui no meu apartamento e um festival de cambaçicas, beija flor tesourinha e a noite o Vlad e a morticia que são um casal de morcegos kkk. Sai cada briga!

    ResponderExcluir
  35. Olá, em casa ela vai onde eu estou,o mesmo passarinho se estou no quarto ele ou ela entra pela cozinha ou sala e fica me procurando pousa no meu armario de cozinja e fica lá me olhando...não tenho bebedouros, tenho um gato e cachorro tenho medo que o gato pegue o me faz companhia nas manhãs que estou em casa

    ResponderExcluir
  36. Tenho a sorte de ter esses amiguinhos todas as manhãs em meu quintal...
    Meu dia já começa bem..só de ouvir o canto deles e ver a alegria deles quando coloco as mamadeiras deles 😁❤️🥰

    ResponderExcluir
  37. ALERTA VERMELHO: A grande maioria das pessoas estão alimentando as cambacicas e beija-flores com açúcar ou mel. Isto é um grave erro pois estes produtos fermentam rapidamente, podendo contaminar os pássaros com fungos e bactérias causando uma micose na boca podendo levá-los à morte. Use produtos especialmente preparados para tal fim, eles são encontrados em quase todas as casas do ramo.

    ResponderExcluir
  38. Olá, moro em Rio de Janeiro, e sempre coloquei água para beija flor, e vinha um outro cambacica, mas agora são muitos e o dia inteiro, tenho que colocar água umas três vezes ou mais, e tomam banho tbm. gostaria de dar algum alimento, mas nãosei qual.

    ResponderExcluir
  39. Coloquei os bebedouros para beija flor e as cambacitas apareceram...moro no 8 andar e agora toda manhã acordo eu e meus vizinhos rsrsrs com o canto delas em frente a minha janela ....é um presente de Deus um canto tão lindo...estou apaixonada!!

    ResponderExcluir
  40. Todos os dias na minha loja de flores o beija flor se alimenta do néctar das palmas e Astromelias. É muito lindo quando eu pego um galho dessas flores e eles vem até na minha mão.

    ResponderExcluir
  41. Aki no Nordeste o nome para cambacica é " sibito ". É um bem-te-vi em miniatura

    Tem muitos,em todos os lugares,dóceis,amigáveis e grande cantores

    ResponderExcluir
  42. Eu cuido de um cambacica desde filhote, caiu do ninhi, cuidamos e soltamos! Vive livre e volta todo dia pra dormir dentro de casa e vem conosco todo tempo. É o nosso pet livre! Eu amo meu Juquinha e ele ama nectar e frutas!

    ResponderExcluir
  43. Eu moro no primeiro andar em apartamento, ano passado coloquei um enfeite de natal pequeno pendurado no teto da varanda, e um cedo dia, vi um beija flor entrando e vende se tinha água, quase morri de dó! No outro dia comprei o Bebedouro e coloquei na varanda bem no meio do fechamento da varanda, e no mesmo dia começaram a vir beber água, eu fiquei maravilhada! Detalhe! Eu tenho 5 gatos, e dois ficaram curiosos com aquilo, pra completar, quem chega e sobe pra tomar água? Um sehumaninho cambacica RS
    E meu gato tava na varanda comigo bem na hora! Larguei meu copo de café pro lado e segurei ele, foi um Deus nos ajuda! Pq o tal cambacica e muito abusado!! Eles sobem no parapeito da varanda e começam a piar, olhando pra baixo como se tivesse procurado os gatos, as vezes nem sobe no bebedouro, eu morro de amor!! Se vem pouco sinto até falta! De vez enquanto o beija flor põe um pra correr kakak
    Enfim..foi bom ler uns comentários aqui pra eu saber oq es.comem! Já comprei dois tipo de ração e ele não comeram, os pombos que comeram.vou agora colocar banana pra eles rs

    ResponderExcluir
  44. Aqui em casa tenho alguns bebedouros e um casal de cambacica sempre aparece. A princípio vinha apenas um, ficou muito mansinho e deixava a gente chegar bem pertinho dele (dela). Com um tempo apareceu outro, um mais fofinho e outro mais magrinho. Coloco frutas e sempre troco a água. É destemido e mansinho, entra na cozinha e come as frutas da fruteira. 🤭🤭🤭 Colocamos o nome deles de Pitoco e Pitoca. ❤️

    ResponderExcluir