domingo, 30 de janeiro de 2011

Bebedouro de Garrafa PET


Esta é a minha mais nova invenção! rs... A idéia original consta de bebedouros americanos para evitar que abelhas e vespas se aproveitem do néctar dos passarinhos.

Por que este tipo de bebedouro evita que as vespas pousem? Porque o mecanismo deste bebedouro é invertido onde a bandeja na posição horizontal, não permite que as abelhas e vespas acessem o reservatório, pois somente pássaros com bicos comprindos poderão ter esse acesso.

Já em bebedouros tradicionais, onde o pássaro tem acesso pela vertical (pelas flores, por exemplo), a água sai com mais facilidade inundando a bandeja e permitindo que as abelhas e vespas venham com mais frequencia, pois terão um acesso permitido.

Vamos lá !!!
É bem fácil de fazer. Você vai precisar de uma gafarra PET, um pote tipo "tapperware" de preferência que seja rosqueado ou hermético. Se quiser poderá usar um potinho de creme hidratante, ou outro qualquer desde que a tampa esteja bem presa ao pote. E só!

A garrafinha que usei foi de 500 ml e o potinho eu procurei usar com altura baixa para faciltar para as cambacicas (Coereba flaveola), lembrando que o biquinho da cambacica é diferente do bico do beija-flor,  e consequentemente ela terá mais dificuldade com este tipo de bebedouro.

Modo de fazer:

Escolha a garrafa PET a ser utilizada. Pode ser de 500 ml ou até mesmo 2 litros. Pegue a garrafinha, lave-a bem, e faça um furinho (sugestão: use um prego quente) no meio da tampinha da garrafa. Reserve.

Em seguida pegue o potinho escolhido (tipo "tapperware" hermético) e com uma moeda de 1 real (esquente-a bem) coloque no meio do potinho para fazer o buraco que vai permitir que a borda da garrafa tranpasse pelo mesmo.

Nas laterais do potinho faça 4 furinhos (com um prego quente o mesmo utilizado para fazer o furinho da tampa da garrafa). Quanto ao tamanho do prego, este deverá obedecer um diâmetro suficiente para a passagem dos bicos dos pássaros.

Faça os furos, um em cada extremidade e de preferência pinte com tinta acrílica (cor vermelho) ao seu redor, para facilitar a visão do beija-flor.


Passe a boca da gafarra no furo central, encha a garrafa com a solução (água + 20% de açúcar) e feche com a tampinha da garrafa.

Em seguida feche o potinho e aguarde a descida por gravidade da água.

Está feito seu bebedouro de garrafa PET (reciclado e anti-vespas) !! risos.

19 comentários:

  1. e legal interssante e engraçado

    ResponderExcluir
  2. Ué mas dizem que água com açúcar faz mal aos pássaros...não entendi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ATÉ onde eu sei o açúcar é realmente nocivo as aves!
      Mas a idéia tirando o açúcar é genial!

      Excluir
  3. parabéns por ser tão caridosa com os pássaros adorei a tua ideia

    ResponderExcluir
  4. Como q a agua vai descer se vc diz pra fechar a garrafa com a tampinha????Brincadeira hein!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cala a boca jumenta ela mandou furar a tampinha

      Excluir
    2. Além disso seria interessante você estudar um pouquinho de física antes de fazer comentários assim...

      Excluir
  5. ↑ vc nao leu direito? Ela mandou furar a tampinha lá no início do tutorial...

    ResponderExcluir
  6. Eu estava procurando na net como fazer um comedouro pois eu vi uma foto na net que me comoveu muito, um passaro em cima de uma torneira fechada esperando uma goticula de água, então decidir fazer um,e achei seu blog, vou fazer=, Muito obrigado por esta sua generosa atitude Que DEUS e Seu filho le abençõe.Um abraço amigo, Fernanda Guedes.

    ResponderExcluir
  7. gostei estava procurando para fazer ,vou tentar parabenssss.

    ResponderExcluir
  8. amei essa ideia parabens

    ResponderExcluir
  9. quanto é o custo total dessa invencao

    ResponderExcluir
  10. Só evitem açúcar, detona a saúde das aves. Nas lojas de produtos agrícolas e alguns petshops já existe uma solução própria, que é nutritiva e não fará mal aos pequeninos. Quanto a idéia, excelente! Parabéns e obrigado!

    ResponderExcluir
  11. é o que eu estava procurando.gostei mt .obg

    ResponderExcluir
  12. Desculpa a o intromissão, mas seria melhor usar um recipiente de vidro pois os plásticos de garrafas pet começa a degradar e e soltar materiais que podem ser prejudiciais, fiz um com garrafas e também funciona bem, se alguém quiser ver como ficou pode chamar no WhatsApp 55 981293282

    ResponderExcluir
  13. Oi bom dia!... Eu ja fiz dois desse bebedouro e ultilizei as florzinhas do bebedouro comum.... Eu queria saber se aquilis passarinhos de barriga amarela consegue beber?... Vc ja contemplou algum no seu bebedouro americano?

    ResponderExcluir