domingo, 13 de fevereiro de 2011

Comedouros "Faça você mesmo"

Seguem algumas fotos de comedouros simples, práticos e bem eficientes que podem ser realizados no esquema "Faça você mesmo".


Este comedouro pode ser feito em garrafa PET ou mesmo em garrafa de vidro. É muito bonito, simples mas com um tom pitoresco de jardim no final de tarde. Este base em madeira é fundamental para o pouso do pássaro e para deixá-lo mais atrativo em meio a natureza.



Este aqui é bem original. Sugestão: você pode pegar por exemplo aquelas redinhas que são vendidas laranjas, encher de sementes maiores como arroz com casca, fechar com um nozinho na parte superior e pendurá-las em diversos pontos de seu quintal, podendo ser galhos de árvores ou outra base de apoio como suporte para vasos.



Suporte pendurado com cordinhas e com divisão interna para sementes diveras ou se preferir pode usá-las para frutinhas também. Bem original.


Este feito de garrafa PET e com colher de pau fica bem característico. A colher serve como apoio para o pouso e também para a queda das sementes. Bem fácil de fazer é só transpassar a colher de um lado ao outro. Sugestão: utilizar uma das colheres bem próxima a base da garrafa para aproveitar mais as sementes.


Já viu isso? Comedouro feito com garrafa de plástico bem grande. Daquelas que são colocados detergentes, produtos de limpeza ou mesmo água. Apesar de não achar muito bonito, achei bem original. E olha o visitante mais inusitado que apareceu aí....Sugestão: você pode pintar a garrafa ou ainda colocar algum tipo de artesanato para deixá-la mais bonita. Lembrando que devem ser evitadas garrafas de uso com água sanitária, detergentes mas se forem utilizadas, lavá-las muito bem, deixar secar ao sol para que todo o cheiro desapareçaaaaaaa.



Olha que interessante este posição para as garrafas PET !! É um modo de aproveitá-las como um todo, pois os pássaros tem acesso a todas as sementes do pote, eu gostei muito !! Aprovado!


Hum, para quem gosta de um toque mais inglês, este com chícara é muito chique!!! Não acha? risos.


Qualquer embalagem pode ser usada e qualquer criação é bem-vinda !!! Veja esta aqui..

Este aqui tem até bandeja para água. Você pode fazer um com as embalagens Tetra Pak de leite. Bacana não acha?


Muitas vezes a pessoa tem apenas uma janela de apartamento para visualizar os pássaros. Não é necessário ter um espaço grande para colocar comedouros  feitos de madeira. O que é preciso é ter motivação e disposição. Um varanda por exemplo, pode ser um ótimo local para atrair pássaros.

Agora veja qual deles tem mais a sua a"cara" e faça você mesmo. Boa sorte.

4 comentários:

  1. Oi Lígia! Estou fazendo um post sobre comedouros e usando algumas de suas imagens. O post é programado para a semana que vem, mas estou dando os créditos, claro. Gostei do seu blog, eu tenho um sobre pássaros e flores, se quiser visitar, fique à vontade. Bom domingo!

    pathellpassaros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi,Lígia!
    Fiquei encantada com o teu blog e pelo teu carinho e amor com a natureza... Muito lindo!
    Te encontrei através do post da Paty sobre os "comedouros para passarinhos", e gostei muito das tuas idéias... Sou bióloga e há muito tempo atrás,quase fiz parte de um clube para observação de pássaros...Digo,"quase",porque apenas fiquei ensaiando, e na época tive de desistir da idéia (Rs...). Mas como você, sou também uma apaixonada pelas coisas da natureza...E por passarinhos também,é claro!
    Com certeza, vou voltar sempre aqui nesse teu especial cantinho, para apreciar os teus passarinhos... Eu tenho um blog também,chamado "Se essa lua fosse minha",onde gosto de falar do meu cotidiano vivido próximo à natureza, quando puder,passa lá pra me visitar!
    Meu abraço carinhoso pra ti!
    Teresa

    ResponderExcluir
  3. estas fotos me ajudaram muito no trabalho escolar
    um bjoo e abraços

    ResponderExcluir
  4. Oi. Eu e meu grupo de escola estamos fazendo um Projeto seguinte: Nós devemos criar um comedouro e os pássaros que aparecerem lá, nós devemos pesquisar sobre eles, e observá-los em horários diferentes e falar como está o clima em cada dia. Amei seu blog e irei fazer um comedouro como um desses seus. Gostaríamos de saber se tem como fazer esse projeto em apenas dois dias? se tiver avise-nos pelo telefone da Lara Xavier abaixo! obrigada pela a sua atenção!!!Responda hj por favor ligue e diga a Lara que quem manda esse recado com as informções é vc e a pedido de mim Sarah Leyde e Pamela vieira . nao esqueça de dizer que nos pedimos isso

    De: Sarah Leyde Itapajé CE
    Lara Xavier Vasconcelos Itapajé CE - (85)91645093
    Pamela Maria Vieira Itapajé CE

    ResponderExcluir