sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Higienização dos comedouros, cuidados específicos

A correta forma de higienizar os comedouros faz com que diminua e muito a possibilidade de contrair algum agente patógeno em relação as aves que frequentam o mesmo.

Em comedouros tradicionais o ideal é promover uma limpeza diária com o auxílio de uma espátula e pano úmido. Umedecer as fezes é uma boa opção para não ter o risco de inalar pequenas partículas que podem transmitir doenças ao ser humano.

Alimentadores sujos podem abrigar diversos tipos de bactérias, fungos e outros agentes patógenos, podendo inclusive afetar outras aves que também utilizam do comedouro.

Vamos alguns itens extremamente importantes:

1. Limpeza diária - promover a limpeza diária é um fato que minimiza qualquer tipo de agente patógeno. Além de atrair mais os pássaros, pois os mesmo sempre esperam por sementes e frutas fresquinhas.

2. Uso de luvas - é muito recomendado, pois evita o contato direto. Pode ser aquela luva de faxina, grossa, e o ideal é trocá-la de tempo em tempo mesmo que não esteja furada, rasgada ou muito suja.


3. Espátulas e escovas - indicadas para limpeza das bandejas, facilita a remoção de dejetos e auxilia de modo geral numa limpeza mais adequada.


4. Lavagem do comedouro - pode ser lavado frequentemente com água morna se preferir ou água fria mesmo. Deixar secar bem antes de colocar sementes para evitar que se formem fungos. Outra alternativa é passar um pano bem úmido.
Ao menos uma vez ao mês seria interessante lavar o comedouro com uma solução de água + vinagre e detergente líquido sem cheiro para ter certeza que nenhum fungo se desenvolva por ali.

5. Uso de máscara - se preferir pode usar máscara para que nenhum dejeto seja inalado na hora da limpeza. É muito recomendável seu uso, pois evita uma série de doenças.


Mantendo estes cuidados básicos, dificilmente terá algum problema. Seu comedouro ficará sempre limpo minimizando qualquer tipo de agente patógeno tanto para os pássaros que frequentam o comedouro, quanto para você e sua família. Higiene é fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário