sábado, 30 de abril de 2011

Mudança de cidade e processo de reeducação para os pássaros

Resolvi escrever este post para que todos que passam ou passarão por este tipo de processo se familiarizem com o tipo de responsabilidade que temos.

Estou passando por um momento bem delicado no quesito de descontinuidade da alimentação dos pássaros livres que aparecem no meu jardim.

O motivo é que vamos nos mudar de cidade em breve, e é necessário fazer este trabalho para que os pássaros sofram o menos necessário.

Eu colocava cerca de 3 x ao dia sementes diversas para eles, e agora eu coloco somente 1 x ao dia. São mais de 40 rolinhas, pardais, tico-ticos, e também os frugívoros como sebinho e sabiá do campo....Eu fico com o coração apertado demais....em ter que fazer isso. Foi um trabalho enorme ter que conquistá-los, adquirir sua confiança e agora o trabalho oposto deve ser feito.

Porém, conversando com uma vizinha que também alimenta pássaros (com frutas), pedi a ela o favor de se possível alimentar também com sementes, no intuito de dar continuidade ao meu trabalho. Ela adorou a idéia. E até onde sei, ela já foi comprar sementes no mesmo local onde eu compro e até comentou com a dona do local que iria me ajudar. Eu fiquei imensamente feliz !!! Passei todas as dicas para ela, os tipos de sementes, quantidades e etc...É maravilhoso compartilhar experiências e passar a riqueza disso adiante.

Espero que minha vizinha consiga manter bem esta boa responsabilidade diária e que em consequência disso, irão mais pássaros em sua casa para ela poder observá-los com muito amor.

De qualquer forma, os passarinhos ainda continuam vindo aqui no jardim.

E eu continuo colocando sementes e água fresca.

Sei que eles vão se virar, buscar alimentos em outros lugares, sei que são da natureza deles e que vão se dar bem, mas no fundo eu sinto muito, tanto mesmo, que já me peguei chorando pela casa. A verdade? É que mesmo não sendo meus, me apeguei a eles, a visita diária deles no meu jardim é um encanto mágico. E poder alimentá-los é para mim uma gratificação de alegria. Para mim, não há diferença se são pardais ou coleiros, são todos criaturinhas da natureza maravilhosa que o universo nos mostra diariamente.

Quanto aos comedouros, levarei os mesmos para a nova casa também, e pretendo alimentar os pássaros de lá.. risos.

Este post é dedicado a todos os pássaros do meu jardim !!!!!






Obrigada ao universo por me proporcionar este momento com todos eles !!!

Namastê...

6 comentários:

  1. Olá Ligia, muito legal este post e o anterior, e a sua preocupação em reverter o processo de alimentação deles...de verdade nunca tinha pensado nisso. Eu aqui na varanda do apartamento, coloco o bebedouro para beija-flor, e no bebedouro coloco um nectar específico para eles (que é um pó que deve ser misturado com água), mas além dos beija-flores quem bebe no bebedouro são também cambacicas e sanhaços. Boa sorte com a mudança. Abraços, Sueli.

    ResponderExcluir
  2. OI Ligia

    Tá indo pra onde?

    Beijos,

    Tietta Pivatto
    Bonito - MS

    ResponderExcluir
  3. Oi Ligia!
    Ainda bem que alguém vai continuar alimentando os bichinhos, né? Espero que os novos moradores também apreciem os passarinhos.
    Beijo para você.

    ResponderExcluir
  4. Ligia, boa mudança. São coisas da vida, lembre-se que muitas aves vivem mudando, e pelo menos duas vezes por ano, e para isso fazem viagens de centenas ou milhares de quilômetros. Elas estão na Terra há muito, muito , muito e muitos mais anos do que nós. Quanto a saudade delas o negócio é curtir as boas lembranças. Quanto a alimentação delas nem se preocupe, elas são muito mais espertas e inteligentes do que achamos. Se elas iam à sua casa é porque era a forma mais fácil de obter alimento. Se lá não vai ter mais elas vão procurar a segunda mais fácil. A gente coloca comida não por piedade, é porque a gente quer ve-las perto da gente mesmo, independente do interesse delas. amor é isso.
    sucesso e muitas aves ao seu redor em sua nova morada. abração
    luiz álvaro

    ResponderExcluir
  5. Oi queridos.

    Obrigada por cada comentário.

    ResponderExcluir
  6. Bacana sua preocupação com eles. Ainda mais agora que estamos entrando numa estação mais seca e com menos recursos. Mas tenho certeza que eles vão se adaptar!

    Boa mudança!

    ResponderExcluir