segunda-feira, 11 de abril de 2011

Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus)

Há tanto tempo esperei por este momento, sem saber se iria chegar... Finalmente hoje avistei o bem-te-vi (Pitangus sulphuratus) que já frequentava esporadicamente meu quintal se deliciar com a banana que estava no comedouro.

Me emocionei. Afinal foram meses para isso. Para alguns isto pode parecer bobagem, mas para uma simples observadora da natureza é uma conquista.  O pássaro que mede aproximadamente uns 23 cm, cantou bastante no quintal, alegrando meu jardim e os meus ouvidos. Junto com ele, estavam 2 sabías do campo (que também disputavam a banana).  Enfim, todos comeram.

Avistei também o sanhaço cinzento que há muito tempo não vinha por aqui.

É importante salientar que o bem-te-vi pode ser confundido facilmente com o Nei nei (Megarynchus pitangua) por terem características físicas em total semelhança e pertecem a mesma família (Tyrannidae). Porém, o canto define quem é quem, a melodia é totalmente diferente.

Vejam pelas fotos abaixo, o bem-te-vi e o nei nei.



Bem te vi

O formato do bico é a principal distinção física destes dois pássaros. O nei nei possui um bico maior (na verdade mais grosso) em relação ao bem te vi.


Nei Nei


Perceberam a diferença?

Finalizando este pot, estamos no outono, época onde as mudanças transbordam, onde as transformações acontecem, e percebi que os pássaros frugívoros que estavam em recesso por aqui, resolveram aparecer novamente !!! Será pela falta de frutas? Ou será pela mudança?

Nenhum comentário:

Postar um comentário