sábado, 12 de março de 2011

Plantas que atraem pássaros - Stachytarpheta cayennensis

Stachytarpheta cayennensis

Conhecida como gervão roxo, é nativa do Brasil e pode ser encontrada em quase todos os estados. Porém, pouquíssimo vendida comercialmente no nosso país, sendo muito difícil de encontrá-la a venda, tendo assim maior dificuldade de expandir seu uso na esfera doméstica. Além de ser um planta que atraí grande número de beija-flores devido as suas propriedades e seu néctar,  e utilizada também em chás devido ao seu grande poder medicinal principalmente em doenças gastrointestinais e hepáticas com grande ação antiinflamatória.


Dedico este post ao amigo Daniel Nito, com quem aprendi a conhecer muitas espécies de plantas, inclusive o gervão. Obrigada "Dani" por esta oportunidade e pela amizade.

Abaixo algumas fotografias da varanda do apto do amigo.. que por sinal parece mais com uma estufa.. As plantas que crescem por lá, são belas, resumo do bom cuidado que recebem da mãe do amigo, a Dna. Cleide  e dele próprio.

Parabéns amigo, por manter esta bela "estufa" num espaço considerado "pequeno e muitas vezes esquecido", visto apenas como um patamar de visão panorâmica.

Esta vista agora modifica nossos parâmetros sobre varandas de aptos.. mostra que quando quisermos fazer a diferença, podemos fazer!

Agora vocês vão poder perceber do que estou falando.. da natureza linda que eles conseguiram realizar em um apto. As imagens traduzem por si só.


Camarão vermelho

Camarão amarelo

Vista parcial


Beija-flor tesoura



Maravilha da natureza

Beleza imensa

2 comentários:

  1. Eu sonho em ter uma varanda como essa... Não vejo a hora de me mudar para um apartamento com sacada ou uma casa com quintal!

    ResponderExcluir
  2. Uma indicação:

    A ixora coccinea também atrai beija- flores. A minha avó tinha essa flor no quintal, e era comum a presença dos lindinhos.

    ResponderExcluir