terça-feira, 15 de março de 2011

Rolinhas no jardim!

Cada vez mais aumenta-se o número de rolinhas (Columbina talpacoti) no meu jardim em função dos comedouros. Interessante pois esta espécie é típica do cerrado brasileiro, mas se acostumou bem às grandes cidades. Isso já demonstra os grandes impactos das atividades humanas sobre a natureza.

Não sei qual o motivo para tantas rolinhas, se estão famintas, se pela comida fácil, mas fato é que são muitas. Disputam lugar com outros pássaros como tico-tico, pardais e deslocam até mesmo a pomba de bando, no caso Zenaida auriculata, com certa facilidade.



Gosto da presença delas por aqui, me traz tranquilidade, pois são calmas, mansas e até que não fazem tanta bagunça (risos).  De vez em quando ouço o barulho das suas  asas batendo forte, são as brigas pela disputa do território alimentar..pois são muito agressivas entre si e em relação a outros pássaros quando  se trata de seu alimento! Quando estão bravas ou disputando algo, vão atrás da sua rival pé ante pé, em certa velocidade esboçando um movimento de vai e vem de seu pescoço que fica meio abaixado (como se fosse um touro arretado). risos.

Não temem muito o ser humano e o convívio se torna natural, podendo inclusive em alguns casos se aproximar demasiadamente, chegando a comer na mão.

É uma espécie muito delicada, pequenina, com passos curtos, com traços sutis bem demarcados. Entre as asinhas, as manchas pretas sempre aparecem.
É um passarinho bem querido pelas sua característica amistosa principalmente entre praças e quintais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário