quarta-feira, 30 de março de 2011

Kiwi - ave ou fruta?

Calma, calma, não é a fruta, é a ave....

O kiwi ou quivi é uma espécie de ave que vive na Nova Zelândia (Oceania) e trata-se de uma ave muito exótica. Possui asas minúsculas e isso o incapacita de voar. Geralmente vivem entocados no solo. É um animal que está na lista de extinção.

Olhando-o rapidamente dá até para lembrar de uma capivara. O Kiwi é do tamanho de uma galinha, tem o bico bem longo e fino, cujas narinas se localizam nas extremidades do bico. Este é um fato interessante.

A fêmea chega a botar um ovo de até 15 cm que pesa aproximadamente meio quilo. E adivinhe, é o macho quem cuida do ovo.

Até aqui, tudo bem...

Mas por que resolvi falar um pouco deste bichinho por aqui? Bom, eu assisti a um vídeo (uma animação) cujo protagonista era o dito cujo do Kiwi... a animação circula pela internet mundo afora e tem recebido inúmeros acesso desde sua publicação na web. Trata-se de uma animação feita por um estudando se não me engano se refere a uma tese de mestrado ou algo similar.

Eu realmente não consegui entender direito a curta. No início aparece um Kiwi amarrando uma corda cujas extremidades estão em árvores opostas, sendo que uma árvore se localiza na ribanceira e a outra no topo de uma montanha.


A faceta de sua proeza o leva a cometer um tipo de "suícídio", quando o kiwi promove seu grande salto. Mas não entendi para que serve/serviu a corda????.

Se alguém entendeu esta passagem, queira explicar por favor - risos.... Eu gostei muito do vídeo, mostrei a algumas pessoas mas todas ficaram com um ponto de interrogação nesta parte.

 
Também sugiro 2 possíveis interpretações no momento final: a primeira reflete o óbvio, a morte do kiwi e sua alma voando no infinito céu azul com muitas nuvens ao seu redor, o que indicaria a chegada num paraíso; a segunda sugestão seria que sucederia um milagre que realmente o kiwi pudesse voar sem ter probabilidade para isso, indo de encontro ao seu sonho.

Existe até uma outra versão do curta, que quando ele salta, abre um pára quedas evitando o desfecho trágico, embora no filme original não é mostrado nenhum fato que obscureça nossos corações.

Música comovente, animação convincente, dotada de magia e de grande reflexão sobre a busca descabida de sonhos que podem ou não se concretizar. Depende do ângulo que é observado.






2 comentários:

  1. Olá Ligia! Acho que entendi a animação... O sonho do Kiwi é voar e atravessar as árvores como os outros pássaros fazem, mas como suas asas não são desenvolvidas, ele fica impossibilitado de fazê-lo. Então ele amarra as árvores e colocar pregos para que elas fiquem nas laterais do penhasco e pula do precipício para que, caindo dele, possa atravessar as árvores como se estivesse voando, sentindo a sensação dos outros pássaros. A lágrima dos olhos dele creio serem pelo fato dele estar realizando o sonho de voar e por saber que, realizando esse sonho, ele morrerá. Espero ter sido clara na minha explicação, heheh. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. A corda serve pra segurar as árvores enquanto ele as prega na encosta! trabalheira hein! Tudo isso pra um único "vôo". É... muito inspirador.

    ResponderExcluir