segunda-feira, 21 de março de 2011

Formigas cortadeiras

Esta pequenina espécie está carregando um grão de aveia que os pássaros deixaram para trás.. Apareceram muitas, inúmeras por aqui já há algum tempo. Levam tudo, cortam tudo, carregam tudo.. risos.
São as formigas cortadeiras, que são consideradas uma praga agrícola. Acabam com as folhas de árvores frutíferas, enfim,  cortam tudo pela frente.


Danadinhas... estão levando uma parte de uma folha de pitangueira..

Mas por que estas formiguinhas colhem tantas folhas? A explicação está no substrato que as mesmas formam (um fungo) em seu ninho que servirá de alimento para elas.

O problema maior destas formigas é que chegam a devastar o ambiente.. e o controle ainda é feito por formicidas. Já existe um controle ecológico desenvolvido  pelo engenheiro agrônomo do Departamento de Horticultura da Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Francisco Luiz Araújo Câmara que usa um tipo de homeopatia para controlar estas pequeninas.



Apesar de ter seus predadores por perto como pardais, calangos, lagartos, elas não se intimidam e continuam visitando meu jardim, que já virou um banquete para elas.

Alguma sugestão ecológica para aliviar um pouco a presença de tantas no meu quintal? rs....

Fotos: Ligia N. Busnello
Local: Muro Jardim

2 comentários:

  1. Elas gostam muito de aveia mesmo! Era uma das coisas que eu dava para a minhas ( http://recicleblog.blogspot.com/2008/07/um-formigueiro-no-meu-quarto.html ).
    Dizem que gergelim é um meio de combatê-las. Elas levam para o ninho, mas ele tem uma substancia que mata o fungo. Nunca testei.

    ResponderExcluir
  2. Tata, que lindo era seu formigueiro.. adorei.. espero que vc possa fazer um em breve..a idéia dos potes de vidro é super bacana, o vidro é mais durável, mais bonito também.
    Uaua.. vai ser demais.

    ResponderExcluir