quarta-feira, 23 de março de 2011

Calangos

Hoje o dia amanheceu diferente. A passarinhada por aqui não está muito na empolgação. Os comedouros estão sendo pouco visitados na manhã de hoje.  Estou sentindo falta de vcs passarinhos, apareçam..risos.. Agora mesmo tem uma rolinha na acácia e visitinhas rápidas dos BF´s tesourões e das cambacicas. Ainda não vi os pardais e nem os tico-ticos.

Dieta de hoje nos comedouros:

aveia
arroz com casca
quirela de milho
painço verde e amarelo
bandeja de vitaminas
girassol (pequeno)
banana

Toda esta comilança está aguardando pelos passarinhos !!! Venham !! rs..

Bom, mas que resolver sair da toca hoje, foram os calangos (lagartos) que habitam no muro do meu quintal.
São muitos. Não consigo tirar fotos pois quando eles percebem, correm. Vou deixar um que encontrei na internet. Achei este papel de parede o máximo. O momento exato da captura da imagem quando um calango atravessava por um dos vãos (buracos) de um portão aparentemente em aço.


Os calangos são espécies sociáveis. Seus ninhos costumar ser em áreas com madeira ou concreto, rochas ou local que sejam pouco frequentados. Aqui em casa, eles resolveram permanecer nos buracos dos muros e outros embaixo do deck de madeira.

Eles chegam a medir 30 cm de comprimento!!! Os filhotes são muito pequeninos e sempre estão próximo dos pais quando resolvem sair do ninho. A sua alimentação é basicamente de artrópodes.

Um comentário:

  1. O seu calando, na verdade, é uma lagartixa e estáclassificada na família Lacertidea, gênero Tropidurus, Espécie hispidus. Seu prazer é frequentar os muros e paredes a procura de insetos.
    Luiz Trinchão

    ResponderExcluir