quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

A arte de criar ambientes simples para a chegada dos pássaros em casa

Não importa se você reside em casas, sobrados, apartamentos, o importante é estabelecer um contato mais íntimo com estes bichinhos. Quando queremos observar os pássaros, não existem limites. Sabemos que em apartamentos é mais difícil para que os mesmo se aconcheguem mas não é impossível e se você souber criar um ambiente propício, eles virão. Pretendo mais tarde escrever sobre isso.  Podemos agora começar com idéias simples e objetivas sem produzir grandes gastos.

Aqui darei dicas simples para você introduzir em sua rotina de forma a não atrapalhar seu dia-a-dia de forma a embelezar seu quintal, jardim, varanda...

Pegue um prato de vaso (sim, aqueles usados em vasos de plantas). Limpe-o e deixe-o separado para tal fim. Ali você poderá colocar sementes (mix de sementes) que geralmente são vendidas em lojas de agropecuária (num custo mais acessível, pois são vendidas a granel), ou se quiser poderá colocar frutas para chamar os frugívoros (sanhaços, sabiás)...As frutas mais disputadas são: a banana (em primeiro lugar), o mamão e a laranja. O bem-te-vi adora abacate.

Deixe o prato em local acessível e que não tenha muito acesso (pessoas, crianças brincando e cães). Aí é só ir observando que logo logo irá aparecer seus mais novos amigos.

As frutas devem ser trocadas diariamente. No início como o corum pode ser baixo, comece com meia banana por exemplo... aí você vai ajustando a quantidade em razão da procura.

Os pratos e tachos devem ser lavados diariamente também para evitar a formação de fungos e outros agentes indesejáveis. Você irá perceber que os pássaros também defecam dentro dos pratos e as fezes podem se misturar com as sementes, razão pela qual a higiene deve ser feita todos os dias. Quando for possível, retire as fezes com auxílio de uma colher para que a mesma não fique no comedouro. Os pássaros não sabem e podem por infelicidade comê-la.

Ao anoitecer, retire as sementes que sobraram ou frutas para evitar a vinda de ratos e morcegos.

Abaixo segue a foto de um prato de vaso simples. Você  ainda poderá escolher a cor de sua preferência.


Outra boa opção também são os tachos (aguidás) que são vendidos em casas de produtos religiosos.





Segue também um dica de como montar seu primeiro mix de sementes. Como você ainda não sabe quais as espécies irão te visitar, segue uma lista em condições proporcionais que agradam a quase todos.

- painço         
- arroz com casca        
- colza            
- linhaça          
- senha francesa
- alpiste         
- aveia descascada
- girassol           
- abóbora          
- níger

O mix de sementes ainda pode contar com o acréscimo de vitaminas e ração apropriada.

Você também poderá utilizar de preferência em prato separado a famosa canjiquinha (quirera de milho). Mas tome cuidado, isso pode chamar pombos e ratos, portanto deixe-a exposta somente o período necessário para a alimentação dos pássaros. Estabeleça para isso horários fixos.

Evite usar pão esmigalhado ou arroz cozido.. isso também poderá chamar os "intrusos"..

Abaixo um exemplo de uma mistura de sementes que podem ser vendidas em casas de agropecuárias. Existem misturas que já vem preparadas com agentes antifúngicos.


Deixe também um prato com água limpa para que os pássaros possam bebê-la ou mesmo tomar seu banho. Em dias quentes, o pardal e a cambacica adoram tomar banho. Deixe aproximadamente 2 dedos de água.

Com estas dicas, você já poderá começar seu trabalho. Estude agora o local onde você acha ou considera mais atraente e mãos a obra. Boa sorte !!!!




Um comentário:

  1. Legal!

    Aqui onde moro, como a estação seca é realmente muito seca, forma-se uma fila de passarinhos para se refrescar e tomar banho, rs...

    É importante que o recipiente com água seja raso e preferencialmente com borda suave para que eles consigam sair sem dificuldades. Recipientes fundos oferecem o risco do pássaro ficar tão molhado que não consegue voar, podendo morrer afogado...

    Abraços,

    Tietta Pivatto
    Bonito - MS

    ResponderExcluir