terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Chopim e Tico-Tico: Amor e Oportunismo ?

Uma história de amor ou de oportunismo? Difícil dizer algo sobre isso. Ao primeiro momento pode-se dizer que seria uma história de oportunismo haja vista que o chopim (Molothrus boraniensis) segue os futuros pais adotivos de seus filhotes até a chegada do ninho. Aproveitam a saída dos pais e invandem o ninho que servirá de abrigo e conforto para seus ovos. Em algumas vezes destroem os ovinhos já existentes, mas existem casos em que isso não ocorre, e já foram vistos filhotes de chopim juntamente com os filhotes dos pais adotivos.

E a principal vítima do chopim é o tico-tico (Zonotrichia capensis), espécie tida como a  mais parasitada. É até comum ver o tico-tico alimentando o filho adotivo... geralmente o chopinzinho  fica seguindo os pais adotivos por tudo quer canto. Os pais por sua vez alimentam-no integralmente e exaustivamente. Eu mesma estou avistando há dias este cenário. Chega a dar dó da tico-tico, uma vez que seu filhote adotivo chega a ser o dobro de seu tamanho.

O chopim só bota os ovos mas não choca e consequentemente não cuidam dos mesmos. Praticamente os abandonam em ninhos predipostos para que sejam adotados e cuidados por outros pais.  Existem registros de mais espécies que sofrem  este tipo de parasitismo como os sabiás por exemplo.

Aqui no comedouro de casa, a mãe tico-tico regressa sempre com seu filhote comilão ao seu lado. Este faz uma vocalização pedinte de alimentação, as suas asas permanecem entreabertas num torpor, insistindo por alimento.  Percebo que o filhote já come sozinho sem problemas algum quando na ausência de sua adorável mãe, mas é só ele perceber a chegada dela, que fica todo dengoso implorando por sua atenção. A mãe  quase não come pois ao mesmo tempo fica preocupada em alimentar o filhote "guloso" (pois nunca está satisfeito).  Lembram daquele ditado "onde o boi vai a vaca vai atrás"? Pois é, eu dedico este ditado a esta parceria: "Onde a tico-tico vai o chopim vai atrás"....



Chopim

chega a medir cerca de 20 cm




Tico-tico
chega a medir cerca de 15 cm



Nenhum comentário:

Postar um comentário