segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Comedouros nos quintais - uma breve introdução

Não tenho formação na área mas percebi que isso não é necessário quando o assunto é buscar conhecimento.  Por esta razão, caso seja necessário, os experts podem me corrigir. (risos)... Também estou aberta à sugestões, dicas, críticas construtivas e tudo mais que puder acrescentar. Estmos todo nesta empreitada e espero poder contribuir um pouco estimulando mais pessoas a esta prática tão sublime e gratificante.

Gostaria de agradecer o incentivo da  amiga passarinheira  Tietta Pivatto  (http://www.bonitobirdwatching.blogspot.com/) que deu a idéia para que fosse montado um blog mais "caseiro" sobre pássaros... inclusive ela chamou de "Jardim de Ligia"... Meu muito obrigada.

Agradeço também ao amigo em especial Raoni (http://www.radionatureza.com/) que tem me dado várias dicas e com quem eu posso trocar grandes informações a este respeito.
Comecei a me apaixonar por pássaros de repente. Sempre amei os animais em geral, mas de uns tempos para cá  algo me chamou a atenção e me despertou para o mundo das aves.

Comecei a pesquisar alimentos que pudessem servir como fonte para atraí-las ao meu quintal. De início seria apenas para observá-las mais de perto, mas com o tempo, fui me apaixonando cada vez mais e hoje as alimento diariamente.  Tenho consciência que forneço um suplemento nutricional que muitas vezes elas não tem acesso, como algumas sementes e frutos, ou seja, isso não interfere em seus hábitos diretamente.

Hoje deixo um comedouro com frutas como banana, mamão e laranja e recebo muitas visitas dos sanhaços-cinzentos (Tangara sayaca).

Outro comedouro com sementes mistas dentre elas girassol, painço, alpiste, arroz com casca e outras... e vários pardais (Passer domesticus) já se fizeram presentes, além dos majestosos tico-ticos (Zonotrichia capensis) e também dos chopins ( Molothrus bonariensis). Rolinhas (Columbina passerina) também visitam este comedouro.

No bebedouro são constantes as visitas do beija-flor  tesourão (Eupetomena macroura)  e da cambacica (Coereba flaveola).

Hoje em dia é de grande importância a conscientização para a educação ambiental para a preservação das espécies. Se tivéssemos mais comedouros espalhados pelas cidades como locais públicos: parques, praças, ou mesmo em casas e porque não em apartamentos, estaríamos ajudando um pouco as espécies que sofrem com a poluição de grandes metrópoles bem como o processo de desmatamento.

O interessante de você ter um comedouro (mesmo que pequeno, podendo ser um prato de vaso de planta).. é notar a diversidade que pode aparecer na sua casa! Sim, e você poderá vê-los de perto sem sair de casa! Em cada região notam-se especíes locais e também podem ser vistas espécies em migração.

Em seguida meu primeiro vídeo "de passarinheira" caseiro.. filmado em um dia chuvoso e com muita ventania... Um casal de sanhaços comendo as frutas no comedouro. Dá para ouvir o barulho do vento...



Namastê....

Um comentário:

  1. Parabéns Lígia!

    Seu primeiro texto já é um convite à novas visitas e a querer ter passarinhos por perto.

    Ele já está na lista de blogs do Bonito Birdwatching, então vida longa ao Passarinhada!!!

    Abraços,

    Tietta Pivatto
    Bonito - MS

    ResponderExcluir