quinta-feira, 30 de junho de 2011

Pintinhos !!!

Hoje fui a procura de pintinhos... A princípio eu gostaria de ter pintinhos caipiras fêmeas, mas me parece que não é nada fácil identificar o sexo logo no início da vida.

Fui em duas grandes lojas avícolas da cidade, e nas duas os vendedores não souberam exatamente ou melhor certamente me dizer se o que eu estaria levando era macho ou fêmea....a maioria são machos, cerca de 90%, disse um dos vendedores...e são levados para quando virarem frango serem abatidos.. As fêmeas podeiras são poucas e geralmente são mais caras.

A questão era que eu queria que os pintinhos virassem galinhas e não galos.. risos..

Na outra loja, um vendedor mais velho, me falou que daria para identificar o sexo pela plumagem dos pintinhos.. ele disse: - "Me falaram (os entendidos) que os que tem rabinho são fêmeas, mas não posso garantir".... risos..

E lá vamos nós procurarmos os pintinhos com "rabinho".. risos.. Confesso que me diverti tentando achar um pintinho com rabinho arrebitado.. e realmente eram poucos que tinham este tal de "rabinho"....Bom, comprei 2 unidades.

Já providenciei a caixa de papelão, jornais, panos, lâmpada para aquecê-los e 2 vasilhas cerâmicas para água e ração específica.

Estão bem.. quentinhos e de barriga cheia..Comprei 2, pois sei que a possibilidade de sobreviverem é bem maior, um aquece o outro e acabam piando menos.

Agora não me pergunte se eles virarão galo ou galinha.. risos.

Eu fiz uma busca pela internet  e vi que tem várias maneiras de identificar o sexo, uma delas é pela cloaca.. se tiver uma bolinha abaixo da cloca é macho.. (Eu ainda não vi).
Outro método é o da plumagem, se a plumagem primária das asinhas for menor que a secundária é macho.. se for maior é fêmea..

E o mais popular que achei muito interessante é se vc pegar o pintinho na mão e as perninhas se erguerem é macho e se dobrarem é fêmea.. risos.. risos.. Um deles quando peguei dobrou as patinhas e o outro realmente ergueu.. risos..
Será que comprei um galo e uma galinha?? risos..

Bom, o principal é que ambos serão bem cuidados.. Quando crescerem vou deixá-los no quintal, tem uma parte de grama e outra de terra, eles vão se divertir por lá.. Além de tudo vão deixar o terreno todo limpinho né? rs.

Por enquanto, como são muito novinhos eles dormirão dentro de casa!

Quem está adorando tudo isso é a minha filha !!! Que ainda não deu nomes a eles.. rs..

Ah, ia me esquecendo, hoje em dia, na compra de pintinhos vc precisa deixar seu endereço na loja, é uma questão de saúde pública, caso haja alguma infestação de doença relacionadas a estas aves, o instituto de  zoonoses  ou algo assim, captura todas elas!! Isso foi o que me disse o vendedor...

Vou tentar tirar fotos deles ok? Claro, se a minha máquina fotográfica colaborar !!!

Namastê!!!

Um comentário: