segunda-feira, 27 de junho de 2011

Mimus saturninus bebendo néctar do BF

Oi pessoal,

Tudo bem? Paz e Harmonia.

Achei um fato interessante para colocar aqui !!! Estes dias avistei um dos sabías do campo (Mimus saturninus) invandindo e tomando o néctar do BF (beija-flor)... Chegou ao ponto de disputá-lo com o BF tesourão (Eupetomena macroura).

Alguns colegas "birdwatcher´s" já me alertaram que alguns pássaros podem se apossar mesmo dos bebedouros de beija-flores, assim como os sanhaços. Mas até então, eu não tinha visto um sabiá do campo se divertindo tanto com um bebedouro a ponto de disputá-lo. O bico do sabiá é mais grosso e maior em relação ao beija-flor, cambacicas e sanhaços e mesmo assim ele consegue sugar o néctar com facilidade. Isso me deixou extasiada..rs..

Como o territorialista BF tesourão toma conta do pedaço, vocês podem imaginar a cena no quintal né?!

O sabiá do campo tem uma vocalização que me lembra um laser disparado...e quando ele está nervoso, a vocalização fica mais rápida, parece um tiro a laser.. é uma orquestra, pois de um lado, o BF tesourão, de outro, o sabiá do campo... e a cambacica (Coereba flaveola) só fica observand e  quando não, se agarra no chapisco  do muro!  É muito esperta.. entre estas e outras, ela aproveita a distração deles e vai lá no bebedouro sugar o néctar também !!! rs rs.


Curiosidade: o sabiá do campo consegue imitar o canto de algumas aves e o assobio humano também !!! Fonte: clique aqui.

Namastê!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário