quinta-feira, 31 de março de 2011

Fotos do jardim

 Foto 1 - Cambacica (Coereba flaveola) tomando um belo banho!

Foto 2 - Rolinhas descansando no deck

 Foto 3 - Outro banho da cambacica (sebinho)

Foto 4 - Agora é a vez das rolinhas tomarem banho!

Foto 5 - Um casal de rolinhas dividindo uma das bandejas do comedouro

 Foto 6 - Rolinhas em seu SPA  particular.. rs

 Foto 7 - Um pardal no meio das rolinhas....

 Foto 8 - Eita banho bom ....

Foto 9 - Cambacica em seu SPA numa tarde de sol

 Foto 10 - Rolinhas ciscando na grama

 Foto 11 - Comedouros

Foto 12 - Rolinha na bandeja das quirelas

quarta-feira, 30 de março de 2011

Kiwi - ave ou fruta?

Calma, calma, não é a fruta, é a ave....

O kiwi ou quivi é uma espécie de ave que vive na Nova Zelândia (Oceania) e trata-se de uma ave muito exótica. Possui asas minúsculas e isso o incapacita de voar. Geralmente vivem entocados no solo. É um animal que está na lista de extinção.

Olhando-o rapidamente dá até para lembrar de uma capivara. O Kiwi é do tamanho de uma galinha, tem o bico bem longo e fino, cujas narinas se localizam nas extremidades do bico. Este é um fato interessante.

A fêmea chega a botar um ovo de até 15 cm que pesa aproximadamente meio quilo. E adivinhe, é o macho quem cuida do ovo.

Até aqui, tudo bem...

Mas por que resolvi falar um pouco deste bichinho por aqui? Bom, eu assisti a um vídeo (uma animação) cujo protagonista era o dito cujo do Kiwi... a animação circula pela internet mundo afora e tem recebido inúmeros acesso desde sua publicação na web. Trata-se de uma animação feita por um estudando se não me engano se refere a uma tese de mestrado ou algo similar.

Eu realmente não consegui entender direito a curta. No início aparece um Kiwi amarrando uma corda cujas extremidades estão em árvores opostas, sendo que uma árvore se localiza na ribanceira e a outra no topo de uma montanha.


A faceta de sua proeza o leva a cometer um tipo de "suícídio", quando o kiwi promove seu grande salto. Mas não entendi para que serve/serviu a corda????.

Se alguém entendeu esta passagem, queira explicar por favor - risos.... Eu gostei muito do vídeo, mostrei a algumas pessoas mas todas ficaram com um ponto de interrogação nesta parte.

 
Também sugiro 2 possíveis interpretações no momento final: a primeira reflete o óbvio, a morte do kiwi e sua alma voando no infinito céu azul com muitas nuvens ao seu redor, o que indicaria a chegada num paraíso; a segunda sugestão seria que sucederia um milagre que realmente o kiwi pudesse voar sem ter probabilidade para isso, indo de encontro ao seu sonho.

Existe até uma outra versão do curta, que quando ele salta, abre um pára quedas evitando o desfecho trágico, embora no filme original não é mostrado nenhum fato que obscureça nossos corações.

Música comovente, animação convincente, dotada de magia e de grande reflexão sobre a busca descabida de sonhos que podem ou não se concretizar. Depende do ângulo que é observado.






terça-feira, 29 de março de 2011

Camundongos

Sim, finalmente consegui descobri o "serzinho" que habita em meu deck e ataca o os comedouros na vida noturna. É um camundongo, ou vários, não sei ao certo.
Mas hoje a tarde ele deu a graça de sair da toca, a procura de comida, indo direto ao comedouro. A princípio eu o confundi, achei que poderia ser um passarinho filhote, mas quando concentrei minha atenção, consegui vê-lo totalmente, um belo camundongo.

Ágil e muito esperto, não consegui tirar fotos, mas ele sai toda a hora da toca (deck) e vai até a base do comedouro. Detalhe: eu não o vi subir. Ele é muito assustado, qualquer barulhinho ele volta correndo para a toca.

São ratos pequenos, não passam de 10 cm de comprimento e possuem uma cauda longa, geralmente do mesmo tamanho do seu corpo. São daltôniocos, mas seu olfato é privilegiado e adoram grãos.

Geralmente são solitários e vivem cerca de 1 ano ou mais.

Os camundongos são espécies mais utilizadas em pesquisas de laboratórios com finalidade humana. Reproduzem rapidamente, possuem um custo baixo de manunteção alimentar, entre outros fatores.
São as famosas "cobaias". Ratos criados em laboratório são distintos dos ratos que habitam os ambientes domésticos, pois diferente dos primeiros citados, eles são portadores de muitas doenças, como a leptospirose.

Por outro lado, hoje em dia, existem uma gama de ratos (hamster, o próprio camundongo e os porquinhos da índia) que são comercializados em forma de pet´s.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Diário de bordo!! (Senha francesa)

Hoje as rolinhas estão esfomeadas... Não são nem 15 h e as bandejas dos comedouros já estão vaziassssss, limpinhas. Acabei repondo 2 x mas não dá para colocar mais sementes, senão daqui a pouco não vou ganhar para comprar tantas sementes.. risos.

Dieta de hoje:

quirela de milho
senha francesa (adoram)
mix de sementes (painço, aveia, níger, colza)
alpiste
girassol
banana (para o tico-tico e cambacica)

Bom, resolvi escrever um pouco sobre as sementes da senha francesa. São sementes mais baratas, custam em média R$ 2,70 o kg, são leves e apresentam um bom rendimento.

A senha é rica pricipalmente em gorduras e uma outra parte em carboidratos. É uma alimentação que os pássaros geralmente encontram em seu ambiente natural sendo preferência do tico-tico, pardais e até rolinhas. Canários, agapornis, calopsitas e outras espécies também apreciam muito esta sementinha.
********************************************************

Agora mesmo estou ouvindo o vuuuuu, vuuuuuuuu, vuuuuuuuuuuuu (vocalização das rolinhas)...
Muitas permanecem no quintal para tomar um banho e se aquecerem no deck.
Outras ficam ciscando no gramado a procura das últimas sementes caídas..


quinta-feira, 24 de março de 2011

Passarinhada com tudo!

Ontem falei a respeito dos passarinhos no jardim. Pois é, a tarde encheu de rolinhas, pardais tomando banho, tico-tico, cambacicas e bf´s.... risos.. Acho que marcaram um horário, pois vieram todos juntos e o jardim ficou em êxtase.

Tirei algumas fotos. Em outro momento eu coloco para vcs darem uma olhada.

Tive que repor as bandejas  a tarde (como de costume), a base da dieta foi composta por: mistura (mix de sementes diversas). Não sobrou nada para contar a história. risos.

O tico-tico comeu as sementes de girassol, pardais e rolinhas disputavam os comedouros, e até o coleirinho conseguiu pegar uns graõs neste tumulto todo. rs.

Ontem acabei fazendo algo diferente também. Fiz uma bela caminhada para buscar minha filha na escola e aproveitei para observar os pássaros pelo caminho.

Há muito verde pelo trajeto, então comecei observando algumas pombas domésticas, algumas em cima de telhados, outras nas ruas, e uma outra num terreno baldio, avistei um ninho maravilhos de joão de barro que acredito que já foi abandonado pelo mesmo. Depois foi a vez de um tiziu em sua dança psicodélica numa árvore já morta, esquecida pelo tempo, se tivesse uma câmara em mãos, esse era o momento para uma bela fotografia, logo em seguida um sabiá do campo se alimentando no gramado do "Seu Roberto",  um bem-te-vi no meio da mata, e vários tico-ticos em busca de sementinhas próximo da calçada da rua. Uma observação vi alguns passarinhos que não consegui identificar... 
Fechei o dia avistando um vôo livre de um caracará de brinde... rs rs ..

Num simples dia, numa simples caminhada, tantos desafios numa só olhada. Uma só, porém, não traduz a beleza de todas juntas, que quando misturadas se alavancam num mundo recheado de novas sensações em observar cada asa aberta, cada bico a procura de alimento, cada canto encantado, cada vôo livre, cada busca, cada olhar, não tem preço.

Em homenagem, deixo aqui um vídeo cujo nome da música é João de barro...de Maria Gadú.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Calangos

Hoje o dia amanheceu diferente. A passarinhada por aqui não está muito na empolgação. Os comedouros estão sendo pouco visitados na manhã de hoje.  Estou sentindo falta de vcs passarinhos, apareçam..risos.. Agora mesmo tem uma rolinha na acácia e visitinhas rápidas dos BF´s tesourões e das cambacicas. Ainda não vi os pardais e nem os tico-ticos.

Dieta de hoje nos comedouros:

aveia
arroz com casca
quirela de milho
painço verde e amarelo
bandeja de vitaminas
girassol (pequeno)
banana

Toda esta comilança está aguardando pelos passarinhos !!! Venham !! rs..

Bom, mas que resolver sair da toca hoje, foram os calangos (lagartos) que habitam no muro do meu quintal.
São muitos. Não consigo tirar fotos pois quando eles percebem, correm. Vou deixar um que encontrei na internet. Achei este papel de parede o máximo. O momento exato da captura da imagem quando um calango atravessava por um dos vãos (buracos) de um portão aparentemente em aço.


Os calangos são espécies sociáveis. Seus ninhos costumar ser em áreas com madeira ou concreto, rochas ou local que sejam pouco frequentados. Aqui em casa, eles resolveram permanecer nos buracos dos muros e outros embaixo do deck de madeira.

Eles chegam a medir 30 cm de comprimento!!! Os filhotes são muito pequeninos e sempre estão próximo dos pais quando resolvem sair do ninho. A sua alimentação é basicamente de artrópodes.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Formigas cortadeiras

Esta pequenina espécie está carregando um grão de aveia que os pássaros deixaram para trás.. Apareceram muitas, inúmeras por aqui já há algum tempo. Levam tudo, cortam tudo, carregam tudo.. risos.
São as formigas cortadeiras, que são consideradas uma praga agrícola. Acabam com as folhas de árvores frutíferas, enfim,  cortam tudo pela frente.


Danadinhas... estão levando uma parte de uma folha de pitangueira..

Mas por que estas formiguinhas colhem tantas folhas? A explicação está no substrato que as mesmas formam (um fungo) em seu ninho que servirá de alimento para elas.

O problema maior destas formigas é que chegam a devastar o ambiente.. e o controle ainda é feito por formicidas. Já existe um controle ecológico desenvolvido  pelo engenheiro agrônomo do Departamento de Horticultura da Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Francisco Luiz Araújo Câmara que usa um tipo de homeopatia para controlar estas pequeninas.



Apesar de ter seus predadores por perto como pardais, calangos, lagartos, elas não se intimidam e continuam visitando meu jardim, que já virou um banquete para elas.

Alguma sugestão ecológica para aliviar um pouco a presença de tantas no meu quintal? rs....

Fotos: Ligia N. Busnello
Local: Muro Jardim

sábado, 19 de março de 2011

The life of birds - BBC

Pessoal,

Esclarecendo o último vídeo sobre "Milagre dos pássaros". Parece-me que as imagens ferem os direitos autorais e legais da BBC. As imagens são de direito legal da BBC no documentário "The life of birds" com David Attenborough exibido em 1999 / 2000, segundo meus colegas "birdwatcher´s".

Abaixo, uma das partes do documentário.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Programa Milagre dos pássaros - The miracle in birds

Com quase 1 hora de duração é um tipo de documentário bem interesssante sobre o mundo dos  pássaros, o miracle de sua criação, de seus mistérios, da perfeição de seus voos, de como os vemos como um arquétipo, enfim...

O programa está todo em inglês, não consegui capturar nada legendado em português...
Vale a pena arrumar um tempinho e assistir....mesmo que for só pelas imagens.


Bom final de semana!

quarta-feira, 16 de março de 2011

Árbitro se preocupa em salvar quero quero em pleno jogo de futebol

Depois do último acontecimento em campo de futebol envolvendo o jogador Luis Moreno, do El Pereira,  que chutou uma coruja suindara a qual havia caído em pleno jogo, agora, no último jogo em Campinas, o árbitro Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral paralisou o jogo imediatamente assim que avistou uma ave (quero-quero) caída em campo.  Rodrigo socorreu a ave e foi aplaudido pelo público. Logo em seguida, mais um quero-quero cai acidentalmente e o mesmo procedimento foi adotado por Rodrigo.



Ato nobre do juíz que humanizou um pouco as últimas atitudes ocorridas em campo envolvendo animais.

terça-feira, 15 de março de 2011

Rolinhas no jardim!

Cada vez mais aumenta-se o número de rolinhas (Columbina talpacoti) no meu jardim em função dos comedouros. Interessante pois esta espécie é típica do cerrado brasileiro, mas se acostumou bem às grandes cidades. Isso já demonstra os grandes impactos das atividades humanas sobre a natureza.

Não sei qual o motivo para tantas rolinhas, se estão famintas, se pela comida fácil, mas fato é que são muitas. Disputam lugar com outros pássaros como tico-tico, pardais e deslocam até mesmo a pomba de bando, no caso Zenaida auriculata, com certa facilidade.



Gosto da presença delas por aqui, me traz tranquilidade, pois são calmas, mansas e até que não fazem tanta bagunça (risos).  De vez em quando ouço o barulho das suas  asas batendo forte, são as brigas pela disputa do território alimentar..pois são muito agressivas entre si e em relação a outros pássaros quando  se trata de seu alimento! Quando estão bravas ou disputando algo, vão atrás da sua rival pé ante pé, em certa velocidade esboçando um movimento de vai e vem de seu pescoço que fica meio abaixado (como se fosse um touro arretado). risos.

Não temem muito o ser humano e o convívio se torna natural, podendo inclusive em alguns casos se aproximar demasiadamente, chegando a comer na mão.

É uma espécie muito delicada, pequenina, com passos curtos, com traços sutis bem demarcados. Entre as asinhas, as manchas pretas sempre aparecem.
É um passarinho bem querido pelas sua característica amistosa principalmente entre praças e quintais.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Rio, o filme virá com tudo!!!! 2 primeiros minutos liberados!

Agora foram liberados os 2 minutos iniciais do filme que conta com um sambão logo de cara arrebentando em energia e boas vibrações... impossível não se emocionar e não se contagiar logo no início do filme, com a abertura de um sabiá-laranjeira seguido por tucanos, araras, aratingas, flamingos e outras espécies nativas... uma homenagem linda e divertida não somente ao Rio, mas ao nosso Brasil.

Reparem na cauda de Blu (arara azul no ninho) que está dormindo em seu ninho numa árvore bem alta.... ela mexe conforme o ritmo da bateria da música..


O filme está sendo muito esperado no mundo todo mas principalmente no Brasil onde a pré-estréia oficial acontecerá em 22 de março com a presença dos dubladores dentre eles Rodrigo Santoro, Carlinhos Brown e também do diretor Carlos Saldanha... Nos EUA o lançamento será em 04 de abril e no Brasil em 08 de abril!

A trilha sonora do filme também será lançada em abril. Conta com músicas de Sérgio Mendes, entre outras de bom agrado à música latina.

Vale a pena conferir, eu mesma não vejo a hora de assistir ao filme.

sábado, 12 de março de 2011

Plantas que atraem pássaros - Stachytarpheta cayennensis

Stachytarpheta cayennensis

Conhecida como gervão roxo, é nativa do Brasil e pode ser encontrada em quase todos os estados. Porém, pouquíssimo vendida comercialmente no nosso país, sendo muito difícil de encontrá-la a venda, tendo assim maior dificuldade de expandir seu uso na esfera doméstica. Além de ser um planta que atraí grande número de beija-flores devido as suas propriedades e seu néctar,  e utilizada também em chás devido ao seu grande poder medicinal principalmente em doenças gastrointestinais e hepáticas com grande ação antiinflamatória.


Dedico este post ao amigo Daniel Nito, com quem aprendi a conhecer muitas espécies de plantas, inclusive o gervão. Obrigada "Dani" por esta oportunidade e pela amizade.

Abaixo algumas fotografias da varanda do apto do amigo.. que por sinal parece mais com uma estufa.. As plantas que crescem por lá, são belas, resumo do bom cuidado que recebem da mãe do amigo, a Dna. Cleide  e dele próprio.

Parabéns amigo, por manter esta bela "estufa" num espaço considerado "pequeno e muitas vezes esquecido", visto apenas como um patamar de visão panorâmica.

Esta vista agora modifica nossos parâmetros sobre varandas de aptos.. mostra que quando quisermos fazer a diferença, podemos fazer!

Agora vocês vão poder perceber do que estou falando.. da natureza linda que eles conseguiram realizar em um apto. As imagens traduzem por si só.


Camarão vermelho

Camarão amarelo

Vista parcial


Beija-flor tesoura



Maravilha da natureza

Beleza imensa

sexta-feira, 11 de março de 2011

Visitas noturnas - criaturinhas da noite...

Quem tem comedouros de pássaros sabe bem do que estou falando.. das visitinhas noturnas que aparecem e que muitas vezes são indesejadas.

Os roedores são os primeiros a aparecerem, a procura de restos de comida, frutas e também em busca de sementes. Sim, adoram sementes de girassol.

Percebo que há algum tempinho, algum bicho misterioso visita meus comedouros. Come as bananas e o girassol. Além disso o bicho deixa cascas vazias de caramujo!! Ainda traz sua refeição extra e deixa a sujeira para eu limpar!!! (rs)..Bom, com a hipótese de ser um rato, ratazana ou afins, comecei a retirar as frutas e sementes do comedouro ao anoitecer, na esperança que desaparecessem.


Um dos amigos me recomendou que colocasse aqueles funis (coleiras de cães) nas bases dos comedouros. Mas acredito que se forem mesmo ratos devem ter feito um ninho no meu quintal e talvez precise tomar outras providências.

Mesmo assim, com os comedouros vazios na noite, para minha surpresa, ainda encontrei fezes elípticas e escuras dentro de um dos comedouros por alguns dias.... e estes dias uma coisa inusitada aconteceu.

Encontrei fezes da minha cadela dentro de um dos comedouros superiores...Sim, isso mesmo, um pedaço de fezes lá dentro! Como foi parar lá?  Na certa, o bicho que vem fazendo as visitas noturnas a levou para o comedouro.. mas não comeu.. deixou-a bem intacta. Parece até birra do bicho.. risos.

Já as fotos das fezes da "criaturinha" se encontram abaixo. Consegui capturar estas imagens hoje cedo, quando fui colocar sementes e frutas nos comedouros.


Mesmo com os comedouros vazios durante a noite... pela manhã ainda encontro estas fezes.


Sei que para alguns experts só de olhar para as fezes já sabem identificar qual bicho seria dono delas...Alguma sugestão??Mas que bicho será este? Que se interessa por fezes de cão? Será um morcego? um rato? um gambá?

Procurando pela internet achei uma comparação entre fezes dos bichos noturnos...



Fonte: Zoonews

De acordo com esta foto, as fezes que apareceram no meu comedouro parecem ser de ratazanas.. Mas sei que morcegos também tem fezes parecidas..

Ohhh, misterioso visitante noturno! Alguém tem alguma dica?

quinta-feira, 10 de março de 2011

Sabiá-laranjeira alimentando filhotes


Este vídeo pertence ao amigo Reni.
Espécie: Sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris). Detalhe: alimentando os filhotes.

Seu canto é inconfundível, melodioso, parece uma flauta. É um pássaro bem conhecido pelo Brasil todo, mede cerca de uns 25 cm quando adulto. Alimenta-se principalmente de frutas. Chega a invadir os comedouros domésticos a procura de laranja, banana, abacate.

Este vídeo é um presente, cada vez que assisto posso imaginar a perfeição das espécies, a natureza mãe agindo, a vida em si que começa num instante mágico e segue em frente, rumo as experiências novas...que preenchem nossos olhos com a sutileza destes momentos.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Dia a dia - comedouros

Aqui estão algumas das rolinhas (Columbina talpacoti) que frequentam o quintal, após uma longa refeição nos comedouros. O beiral virou uma área de descanso (um tipo de sesta).


Abaixo encontra-se um dos tico-ticos (Zonotrichia capensis) que adoram petiscar uma banana juntamente com as sementes de girassol (que se encontram espalhadas no comedouro), pois ele faz uma festa, espalhando as sementes para poder arrebentá-las e por fim comê-las.. deixando apenas as casas todas trituradas.

Tico-tico comendo banana

Tico-tico comendo semente de girassol

Aqui o registro da pombinha (Zenaida auriculata) que até hoje frequenta solitária os comedouros e bebedouros...em companhia das rolinhas que ciscam na grama.



Descansando no puleiro a pomba de bando está acompanhada desta vez pela cambacica (Coereba flaveola) que está um pouco mais longe, num dos galhos da pitangueira... reparem ao fundo da foto.


Abaixo, as rolinhas se alimentam de sementes variadas, dentre elas: painço, alpiste, senha francesa e colza. A rolinha que está no comedouro superior estava literalmente descansando, chegou a dormir no mesmo, em cima das sementes.




Vale até um passeio no telhado...a espera para pular no comedouro hexagonal.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Abelhas sem ferrão

Apareceram aqui no bebedouro, as abelhinhas sem ferrão. Várias delas. São mansas e não atacam.

Mas de qualquer forma os BF´s se sentem intimidados com elas e pouco visitam o bebedouro. Já as cambacicas não ligam, pousam no puleirinho e mandam ver. (rs).

No Brasil são mais de 300 espécies sem ferrão e que subdividem em grupos como as Meliponas e as Trigonas.

As abelhas sem ferrão mais conhecidas são: jataí, uruçu, irapuá, mandaçaia, jandaíra e tiúba. São abelhinhas indígenas e muitas são usadas para a fabricação de mel, sendo de grande interesse pelo apicultores por seu manejo ser mais prazeroso.

As que apareceram aqui no bebedoro trata-se da abelha mirim ou irapuá (Trigona spinipes). Esta abelhinha é nativa e muito abundante. Porém, se sentir-se atacada, o único incoveniente é grudar nos cabelos das pessoas ou mesmo nos pêlos dos animais, como cães.

Aqui em casa, elas chegam a pousar nas mãos calmamente. São inofensivas mas acabam pertubando um pouco os pássaros.




domingo, 6 de março de 2011

Nova máscara para atrair BF´s.. hehe...(olha o beija-flor aí genteeeeee)...

Que tal uma máscara estilizada para o seu carnaval? E por que não ecológica? rs...



Para saber mais sobre este foto, acesse o link.
Assista o vídeo que aparece depois do texto, pois é bem bacana...perceba que o cara não faz nenhum movimento. E até o ato de respirar é totalmente sutil.

Como denunciar desmatamento ilegal

Como denunciar desmatamento ilegal pela internet – IBAMA e SOS Mata Atlântica

Entre em contato com a polícia ambiental do seu estado, não é preciso se identificar, basta dar uma localização exata, para saber o telefone da PM Ambiental da sua região, acesse o site: http://www.pmambientalbrasil.org.br/

Ou ainda ligue para o IBAMA, o número é: 0800-61-8080
Saiba mais sobre Desmatamento no Brasil e como você pode colaborar para reduzir os índices, vistando o site da SOS Mata Atlântica: www.sosmatatlantica.org.br

sábado, 5 de março de 2011

Fotos extraordinárias


Foto marca uma briga entre passarinhos tecelões . O fotógrafo Krishnan Venkitachalam clicava alguns ninhos em Uran, na Índia, quando se deparou com duas fêmeas de desentendendo. Logo, um macho (o de cor amarelo vibrante) se aproximou para separá-las, o que resultou em uma série de malabarismos.
”Tudo não levou mais que 3 segundos. Acho que as fêmeas estavam competindo pelo ninho construído pelo macho”, disse o fotógrafo.
Os tecelões são aves de pequeno porte, semelhantes aos pardais. São gregárias e fazem ninhos próximos uns dos outros – e geralmente pendentes nos ramos.




Grupo de passarinhos com apenas alguns dias de vida sob as lentes do fotógrafo Octavianus Darmawan, imagens em Jacarta, na Indonésia.


Maravilhoso momento. O fotógrafo Assaf Gavra flagrou uma águia-pescadora.  A ave “fisgou” uma carpa koi, na cidade de Pardesiya, em Israel.



Fonte: Planeta Bicho.