sábado, 25 de agosto de 2012

Lola x papo furado

A Lola, nossa galinha de estimação acabou se machucando feio. Num incidente, as minhas cadelas morderam a pobrezinha.

Lola que é extremamente domesticada, mansa, ficou a deriva no quintal. Só depois de algum tempo pude perceber o que havia acontecido.

Este fato resultou em idas ao veterinário para tratá-la pois seu papo furou. E não foi um furo pequeno, ele literalmente rasgou. Todo o alimento que ela consumia saia pelo papo aberto. Corremos ao vet que fez uma sutura de pontos e a liberou para a casa. Porém, nossa felicidade havia durado alguns dias, quando percebi que a Lola estava novamente machucada no mesmo local, indicando que abrira alguns pontos.

Foi outro corre corre, e desta vez a indicação é para que ocorresse uma cicatrização natural da pele do papo com o uso de uma pomada cicatrizante (todos os dias e várias vezes ao dia). A torcida foi grande para a recuperação da Lola, e finalmente ela conseguiu se recuperar. Fizemos uma espécie de "UTI" no galinheiro, e ela teve direito até um anel elisabetano, para não se bicar.

Lola, hoje passa bem, a cicatrização ocorreu e agora só restam os pontos "murchos" na sua pele.

Abaixo uma foto do processo de cicatrização do papo da Lola.

Escrevo este tópico para elucidar a muitos criadores de aves que nem sempre é necessário o sacrifício das mesmas. No caso da Lola, muita gente pediu para sacrificá-la mas ignoramos este tipo de solução e ao menos demos uma segunda chance para ela. Valeu Lola!! 

32 comentários:

  1. Quanto carinho, animal, aves, etc, de estimação, sempre estamos prontos ajudá-los nos incidentes.
    A angustia é grande até a melhora. Penso que sacrificar seria a última opção, se tornam membros da família.
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Coitadinha, ainda bem que ela ficou boa. Parabéns pelos cuidados com ela, eu faria o mesmo. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Meu gato machucou feio um pasaro o papo dele esta literalmente aberto e eu mal sei oq fazer estou com o coraçao partido pois um passaro pequeno , indefeso , qual e a pomada pra passar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O papo da minha maritaca tá com um buraco o que devo passar pra cicatrizar maus custurei

      Excluir
  4. Meu gato machucou feio um pasaro o papo dele esta literalmente aberto e eu mal sei oq fazer estou com o coraçao partido pois um passaro pequeno , indefeso , qual e a pomada pra passar ?

    ResponderExcluir
  5. Qual o nome dessa pomada por favor ?

    ResponderExcluir
  6. Gente me ajuda por favor meu filhote de calopicita rasgouvo papo e ra fazando toda comida eu nao sei oq fazer
    Ele sovtem um mês

    ResponderExcluir
  7. queria muito agradecer esse post, pois graças a ele uma pombinha-rola está praticamente curada! Me repassaram ela a pouco mais de uma semana e não tinham visto que não era só a asa machucada: o papo estava com um furo já a 3 dias (acho que foi estilingue). Só vimos quando lavei o sangue e a comida começou a sair... passei pomada penicilina apavorada, só depois achei esse post e comecei a usar uma pomada cicatrizante todos os dias. O furo então começou a fechar, mas a região virou um caroço feio que começou a se soltar - aí comecei a passar a pomada onde o caroço se desprendia. Em 3 dias o caroço caiu e por baixo dele a pele já estava fechada. Pareceu milagre! Agora só falta a asinha ficar boa pra ela voltar pra comer, qd quiser, como faz um bem-te-vi q ajudamos :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, e usei pomada trofodermin (acetato de clostebol e sulfato de neomicina) pq era a cicatrizante que tinha em casa

      Excluir
    2. Qual o nome da pomada que você usou ??

      Excluir
    3. Vocês me animam com essa possibilidade, passei quitosana, só não sei quanto tempo vai durar sem se alimentar, ele está vigoroso,bateu asas voo dentro da casa, mas mantenho em caixa com pano vazado. Comida é minha dúvida, não pode forçar, até uma cicatrização

      Excluir
  8. Eu também to com um pontinho assim mas eu não tenho condições de comprar pomada pra ele não sei o quinto fazer todinho

    ResponderExcluir
  9. que bom que achei vocês, minha galinha, não sei como rasgou feio o papo, tiramos toda a comida que estava dentro e no desespero, enchi de NEBACETIM, e coloquei band aid. A Pergunta é : durante o tempo de cicatrização eles ficam sem comer e beber? Aguardo ansiosa sua resposta

    ResponderExcluir
  10. A minha Dorotéia está com o mesmo problema.Foi atacada pelo meu cão e furou o papo.Moro em zona rural e veterinários aqui na Euripa não tratam de galinhas...estou tentando em casa pra poder ver se ela se recupera.
    O pior de tudo e que ela está magrinha e muito fraca pois os alimentos vazam.
    Estou muito triste com isso.

    ResponderExcluir
  11. Oi boa tarde ,qual o nome da pomada cicatrizante

    ResponderExcluir
  12. tenho um casal de sedosas do Japão,E o galo brigando com o pintinho jurou o papo dele.Estou triste demais sera que essa pomada resolve ?

    ResponderExcluir
  13. Meu Léleo também rasgou o papo eu estou na fé que ele vai ficar bom

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde pessoal
    Estou em desespero com meu ring neck, comprei ele ia fazer 3 meses
    Uma semana depois ele furou o papo, levamos ao veterinário... que cuidou dele e junto levou meu rim 😬 ... porém passando o período do retorno, retiramos o curativo dele, e pra nossa surpresa e tristeza ainda estava o furo lá... me desesperei e voltamos lá... mais uma porrada pra anestesia 😔😔😔 já se passaram 15 dias, e percebi que ainda estava vazando comidinha, resolvi trocar o curativo com meu marido... ainda está furado 😭 limpamos passei pomada cicatrizante e fizemos outro curativo... hj vamos trocar novamente... mais acionais ainda está furadinho... estou desesperada pois já me apeguei muito a ele 😭 hj fui comprar antibiótico pra ele é uma vitamina pra ver se ele melhora

    Tenho percebido ele tristinho 😭😭😭😭

    ResponderExcluir
  15. Tenho uma calopicita que escapou de casa, voando para o alto de uma arvora, e lá ficou por 2 horas.liguei pro bombeiro vir tirar ela de lá de cima, mas sem sucesso, então levei a gaiola com uma outra calopicita pra ver se ela voltava pra gaiola, acho que estava com muito medo, pois é um filhote, que voou pela primeira vez. Eu fiquei apavorada em ver meu filho aos prantos gritando pra calopicita voltar, então um gavião pousou ao lado da calopicita, agarrando ela pelos pés. Então saímos correndo atrás e o gavião soltou ela, ela estava em desespero acalmamos ela e alimentamos com papinha, parecia ter caído só um susto, mas não foi! Por volta de 4 horas depois percebemos que estava escorrendo sangue próximo ao pescoço. Apavorada, procuramos veterinário pra ver o que deveria ser feito. Porém não encontramos nenhum que atendece aves. Logo mandei mensagem pra um veterinário pra saber o que poderia ser feito pra salvar. Ele disse não ter experiência com aves mas me indicou uma pomada e fui passando a mesma com açúcar com tinha orientado o veterinário. Parecia estar funcionando pois ela estava conseguindo se alimentar com a papa. Mas ontem anoite na última refeição dela, começou a vazar a papa pelo ferimento, eu não sei mais o que fazer. Meu filho e todos nós de casa queríamos muito uma solução

    ResponderExcluir
  16. Hoje minha galinha polonesa Michelle furou o papo, estou muito triste, ainda bem que encontrei esse post vou tentar a pomada.

    ResponderExcluir
  17. Pessoal Boa noite! Estou com um periquito com o papo furado. Ele é filhote ainda, como socorrer? Há chances de sobreviver?

    ResponderExcluir
  18. Minha galinha rasgou o papo e eu costurei, dei terramicina depois lavei o ferimentocom álcool a 70 e coloquei riforcina mais gostaria de saber o nome da pomada

    ResponderExcluir
  19. Estou desesperada. Tem um passarinho filhote bem pequeno aqui no meu quintal e o papo de dele está furado, não sei o que fazer, pois vi que pode colocar pomada, mas não faço ideia de como colocar um curativo nele.

    ResponderExcluir
  20. Meu galo está com buraco no papo o que fazer

    ResponderExcluir