sábado, 25 de agosto de 2012

Lola x papo furado

A Lola, nossa galinha de estimação acabou se machucando feio. Num incidente, as minhas cadelas morderam a pobrezinha.

Lola que é extremamente domesticada, mansa, ficou a deriva no quintal. Só depois de algum tempo pude perceber o que havia acontecido.

Este fato resultou em idas ao veterinário para tratá-la pois seu papo furou. E não foi um furo pequeno, ele literalmente rasgou. Todo o alimento que ela consumia saia pelo papo aberto. Corremos ao vet que fez uma sutura de pontos e a liberou para a casa. Porém, nossa felicidade havia durado alguns dias, quando percebi que a Lola estava novamente machucada no mesmo local, indicando que abrira alguns pontos.

Foi outro corre corre, e desta vez a indicação é para que ocorresse uma cicatrização natural da pele do papo com o uso de uma pomada cicatrizante (todos os dias e várias vezes ao dia). A torcida foi grande para a recuperação da Lola, e finalmente ela conseguiu se recuperar. Fizemos uma espécie de "UTI" no galinheiro, e ela teve direito até um anel elisabetano, para não se bicar.

Lola, hoje passa bem, a cicatrização ocorreu e agora só restam os pontos "murchos" na sua pele.

Abaixo uma foto do processo de cicatrização do papo da Lola.

Escrevo este tópico para elucidar a muitos criadores de aves que nem sempre é necessário o sacrifício das mesmas. No caso da Lola, muita gente pediu para sacrificá-la mas ignoramos este tipo de solução e ao menos demos uma segunda chance para ela. Valeu Lola!! 

10 comentários:

  1. Quanto carinho, animal, aves, etc, de estimação, sempre estamos prontos ajudá-los nos incidentes.
    A angustia é grande até a melhora. Penso que sacrificar seria a última opção, se tornam membros da família.
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Coitadinha, ainda bem que ela ficou boa. Parabéns pelos cuidados com ela, eu faria o mesmo. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Meu gato machucou feio um pasaro o papo dele esta literalmente aberto e eu mal sei oq fazer estou com o coraçao partido pois um passaro pequeno , indefeso , qual e a pomada pra passar ?

    ResponderExcluir
  4. Meu gato machucou feio um pasaro o papo dele esta literalmente aberto e eu mal sei oq fazer estou com o coraçao partido pois um passaro pequeno , indefeso , qual e a pomada pra passar ?

    ResponderExcluir
  5. Qual o nome dessa pomada por favor ?

    ResponderExcluir
  6. Gente me ajuda por favor meu filhote de calopicita rasgouvo papo e ra fazando toda comida eu nao sei oq fazer
    Ele sovtem um mês

    ResponderExcluir
  7. queria muito agradecer esse post, pois graças a ele uma pombinha-rola está praticamente curada! Me repassaram ela a pouco mais de uma semana e não tinham visto que não era só a asa machucada: o papo estava com um furo já a 3 dias (acho que foi estilingue). Só vimos quando lavei o sangue e a comida começou a sair... passei pomada penicilina apavorada, só depois achei esse post e comecei a usar uma pomada cicatrizante todos os dias. O furo então começou a fechar, mas a região virou um caroço feio que começou a se soltar - aí comecei a passar a pomada onde o caroço se desprendia. Em 3 dias o caroço caiu e por baixo dele a pele já estava fechada. Pareceu milagre! Agora só falta a asinha ficar boa pra ela voltar pra comer, qd quiser, como faz um bem-te-vi q ajudamos :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, e usei pomada trofodermin (acetato de clostebol e sulfato de neomicina) pq era a cicatrizante que tinha em casa

      Excluir