sábado, 14 de maio de 2011

Tiziu

Quem já não observou um Tiziu?? Sim, aquele passarinho saltitante.

Hoje vi um Tiziu (Volatinia jacarina) na árvore do quintal... Tão belo e delicado. A cada canto, um salto que é conhecido como "display".
O Tiziu costuma cantar e saltar na vertical para atrair sua fêmea principalmente na época de acasalamento. É um passarinho muito visto em quintais e jardins onde a vegetação é composta principalmente por capinzais. Todo preto azulado aveludado, costuma até brilhar...

O Tiziu é um passarinho encantador, não somente por seu canto e salto, mas por ser tão delicado e pequenino, e mesmo assim, consegue chamar a atenção para seu display majestoso. Quando salta chegamos a observar o branquinho por entre as asinhas..pois as mesmas se abrem para permitir que o salto seja compensado.

Ainda não achei ou melhor encontrei minha máquina fotográfica... As coisas da mudanças ainda estão perambulando..kkkkkkk.... mas espero em breve poder postar muitas fotinhos tanto do meu quintal quanto dos arredores.

Namastê.

8 comentários:

  1. Oi Lígia, acho que nunca vi um. Aqui tem muitos passarinhos pretos, nunca sei quem é quem! Bjs.

    ResponderExcluir
  2. tiziu e um passaro pequeno tem uns 10 cm de altura + ou menos preto com 1 mancha branca bem pequena na asa ele canta de pulo e muito bonito viva perto do mato so voa baixo dificil em arvores altas 1 abraço?

    ResponderExcluir
  3. o meu tiziu esfriou como eu esquento ele é como fasso ele cantar de pulo

    ResponderExcluir
  4. nem todos cantam de pulo, mas o ideal para esquentar ele e por uma femea por perto pois o canto de pulo e da natureza do tiziu para atrair a femea e tbm ele so ira comecar a cantar qd estiver pronto e uq tbm me ajudou muito foi colocar uma fita, cd seila algum tipo de gravacao do canto dele q tbm ajudara, bom comigo ajudou com 2 dias ele ja estava cantando. obs: cuide nao maltrate!

    ResponderExcluir
  5. Lendo seus comentarios sobre o Tziu me veio toda minha infancia na cabeça. E isto porque o Tziu sempre foi meu passaro preferido para olhar e se divertir com seus saltos. Eu achava lindo a combinação do canto com o salto. Muito obrigado por me proporcionar esta volta à minha infancia.

    ResponderExcluir