A Joaninha é um inseto e recebeu este nome popular devido sua sutileza e delicadeza.
Ela vive em média 180 dias e possue em média 360 gêneros. Podem ter várias cores, mas a mais comuns são as de asas vermelhas com pontos pretos.
Tenho muita curiosidade nestes insetos. Desde pequena costumava pegá-los e deixava que eles caminhassem tranquilamente pela mão. Ao ver o inseto abrir as pequenas asas, num show multicolor entre vermelho e preto, sabia que a dona Joana ia embora sem grandes despedidas.
A Joaninha como arquétipo simboliza a Boa Sorte e a Fortuna. São muito queridas, principalmente pelas crianças. Tão pequeninas chegam a medir cerca de 10 mm de comprimento ou 1 cm apenas. Elas possuem um par de antenas que servem para guiá-las em procurar por sua alimentação, bem como em guiá-las para se situarem no espaço. Geralmente apreciam pequenas mosquinhas e insetos menores elém de ácaros, pólen e néctar. Ah, são devoradoras de pulgões!!! Adoram pulgões.
As Joaninhas fazem parte da família dos besouros.. Sim, aqueles bem esquisitos.
Elas passeiam durante toda a vida e acabam ajudando na polinização das flores.
Colocam cerca de 20 ovos. Assim como as lindas borboletas, as joaninhas se tornam pequenas largartas que perambulam entre folhas e galhos até passar por total metamorfose onde finalmente poderão voar.
Larva da Joaninha - Diário de Biologia
Ficha Técnica
Reino: Animalia
Classe: Insecta
Família: Coccillenidae
Eu ADORO as JOANINHAS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário