quinta-feira, 30 de junho de 2011

Pintinhos !!!

Hoje fui a procura de pintinhos... A princípio eu gostaria de ter pintinhos caipiras fêmeas, mas me parece que não é nada fácil identificar o sexo logo no início da vida.

Fui em duas grandes lojas avícolas da cidade, e nas duas os vendedores não souberam exatamente ou melhor certamente me dizer se o que eu estaria levando era macho ou fêmea....a maioria são machos, cerca de 90%, disse um dos vendedores...e são levados para quando virarem frango serem abatidos.. As fêmeas podeiras são poucas e geralmente são mais caras.

A questão era que eu queria que os pintinhos virassem galinhas e não galos.. risos..

Na outra loja, um vendedor mais velho, me falou que daria para identificar o sexo pela plumagem dos pintinhos.. ele disse: - "Me falaram (os entendidos) que os que tem rabinho são fêmeas, mas não posso garantir".... risos..

E lá vamos nós procurarmos os pintinhos com "rabinho".. risos.. Confesso que me diverti tentando achar um pintinho com rabinho arrebitado.. e realmente eram poucos que tinham este tal de "rabinho"....Bom, comprei 2 unidades.

Já providenciei a caixa de papelão, jornais, panos, lâmpada para aquecê-los e 2 vasilhas cerâmicas para água e ração específica.

Estão bem.. quentinhos e de barriga cheia..Comprei 2, pois sei que a possibilidade de sobreviverem é bem maior, um aquece o outro e acabam piando menos.

Agora não me pergunte se eles virarão galo ou galinha.. risos.

Eu fiz uma busca pela internet  e vi que tem várias maneiras de identificar o sexo, uma delas é pela cloaca.. se tiver uma bolinha abaixo da cloca é macho.. (Eu ainda não vi).
Outro método é o da plumagem, se a plumagem primária das asinhas for menor que a secundária é macho.. se for maior é fêmea..

E o mais popular que achei muito interessante é se vc pegar o pintinho na mão e as perninhas se erguerem é macho e se dobrarem é fêmea.. risos.. risos.. Um deles quando peguei dobrou as patinhas e o outro realmente ergueu.. risos..
Será que comprei um galo e uma galinha?? risos..

Bom, o principal é que ambos serão bem cuidados.. Quando crescerem vou deixá-los no quintal, tem uma parte de grama e outra de terra, eles vão se divertir por lá.. Além de tudo vão deixar o terreno todo limpinho né? rs.

Por enquanto, como são muito novinhos eles dormirão dentro de casa!

Quem está adorando tudo isso é a minha filha !!! Que ainda não deu nomes a eles.. rs..

Ah, ia me esquecendo, hoje em dia, na compra de pintinhos vc precisa deixar seu endereço na loja, é uma questão de saúde pública, caso haja alguma infestação de doença relacionadas a estas aves, o instituto de  zoonoses  ou algo assim, captura todas elas!! Isso foi o que me disse o vendedor...

Vou tentar tirar fotos deles ok? Claro, se a minha máquina fotográfica colaborar !!!

Namastê!!!

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Um corvo muito inteligente

Este vídeo é demais.. (BBC)... há tempos circula no Youtube..
Vale a pena ver !!! Isso aconteceu no Japão...



E aí ??? Belo corvo não?

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Mimus saturninus bebendo néctar do BF

Oi pessoal,

Tudo bem? Paz e Harmonia.

Achei um fato interessante para colocar aqui !!! Estes dias avistei um dos sabías do campo (Mimus saturninus) invandindo e tomando o néctar do BF (beija-flor)... Chegou ao ponto de disputá-lo com o BF tesourão (Eupetomena macroura).

Alguns colegas "birdwatcher´s" já me alertaram que alguns pássaros podem se apossar mesmo dos bebedouros de beija-flores, assim como os sanhaços. Mas até então, eu não tinha visto um sabiá do campo se divertindo tanto com um bebedouro a ponto de disputá-lo. O bico do sabiá é mais grosso e maior em relação ao beija-flor, cambacicas e sanhaços e mesmo assim ele consegue sugar o néctar com facilidade. Isso me deixou extasiada..rs..

Como o territorialista BF tesourão toma conta do pedaço, vocês podem imaginar a cena no quintal né?!

O sabiá do campo tem uma vocalização que me lembra um laser disparado...e quando ele está nervoso, a vocalização fica mais rápida, parece um tiro a laser.. é uma orquestra, pois de um lado, o BF tesourão, de outro, o sabiá do campo... e a cambacica (Coereba flaveola) só fica observand e  quando não, se agarra no chapisco  do muro!  É muito esperta.. entre estas e outras, ela aproveita a distração deles e vai lá no bebedouro sugar o néctar também !!! rs rs.


Curiosidade: o sabiá do campo consegue imitar o canto de algumas aves e o assobio humano também !!! Fonte: clique aqui.

Namastê!!!

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Passarinhada com tudo !!!!!

Queridos,

Ontem estava observando meu quintal.
O jardineiro veio e limpou bem, deixou tudo na terra batida.
Colocou os comedouros!!!
Plantamos as mudas de amora, acerola, pitanga, ameixa....

Ao final da tarde, os primeiros visitantes vieram !!! Foi um momento mágico!

Havias várias rolinhas e pardais na terra batida, pois estava bem afofada do jeitinho que eles gostam, e até mesmo um casal de joão de barro se deliciaram no chão, ora pegando sua matéria prima ora catando alimentos.

Vários sanhaços de encontro azul também vieram e muitos bem-te-vis também...inclusive um deles abocanhou um inseto (artrópode) diretamente na terra.. Nunca tinha visto o bem-te-vi junta da terra e junto com os outros pássaros também. Porém, ele espantou as rolinhas pois vocalizava na direção delas rs....Sei quando ele vem, pois vem cantando !!!
Ma ra vi lho soooooooo!!!

Inclusive um pássaro um pouco maior que o sanhaço, cor parda, bico longo e diferenciado, também veio. Mas não sei ainda classificá-lo.. Do tamanho de um suiriri, peito e dorso pardo acastanhado, biquinho mais longuinho e meio pontiagudo, voava sozinho.

Joguei sementes na terra.. as rolinhas e pardais se divertiram !!!! Foi muito bonito de ver !!!

Vários sábias do campo invandiram minha varanda. Levei um susto bom, ao sair na varanda, ao menos uns 5 sabiás por ali, cutucando as minhas plantinhas. Eles fazem uma vocalização bem esquisita, parece um efeito laser.. risos. Eles nem se incomodaram com a minha presença. Ficaram por ali... achei o máximo, pois consegui visualizar detalhes do corpo deles.. principalmente a faixa superciliar que cobre os olhos, bem clarinha quase que branco...e um desenho digno de perfeição.

Infelizmente não tirei fotos, não por preguiça não, mas porque minha máquina está um caos !!!!

Por enquanto peço paciência de irem acompanhando o blog somente com a minha descrição.
Tento fazê-la o máximo possível em detalhes.. mas confesso, que visualmente tudo é muito mais bonito, e não há palavras para traduzir..

A cantoria mista de todos juntos é o máximo. Eu até achava que estava numa fazenda bem retirada.. São tantos..

Bom, as bananas que coloquei no comedouro já se foram !!!! (rs)... E as sementes, eles fizeram uma bagunça completa... rsrs..

São muito selvagens, ainda estranham os comedouros, mas aos poucos vão se acostumando.. Os sabiás foram os primeirões a entrarem no comedouro maior !!! E a cambacica nem se fala, ela já é de casa né? Não tem vergonha nem medo de nada..

A minha cocker corre atrás dela, acreditam? E  ela toda esperta só voa quando sabe que corre perigo, senão, fica ali bebendo o seu néctar e tirando uma onda com a cocker. risos..

Grande abraço!!!

sábado, 18 de junho de 2011

A dor passa, e vc pode voar

Talvez aqui não seja o lugar mais apropriado para colocar uma poesia de vida e de perda.
E talvez seja o lugar ideal.

Pássaros voam
nasceram para serem livres
cada asa, cada avante, cada ovo e cada ninho
cada pouso, cada puleiro, cada filhote

Nós, somente observadores natos de natureza
admiramos a interminável beleza destes seres
tão singela, tão resistente, tão natural
em cada riacho, cada rio, cada amanhecer e cada pôr do sol

Cada ser merece a vida e a liberdade

Minha dor no momento é de perda, de algo que não tive
assim como a dor de um pássaro preso numa gaiola

E eles sabem voar...
E eu continuo a viver.

Cada um prossegue na sua velocidade, assim como rema um rio.

Então quando eu observo ao longe, do relento, suas asas extremamente abertas
me encaixo em suas penas para que meu vôo seja longe
um turbilhão de emoções e sensações se apresentam
e as asas se abrem e fecham constantemente rumo ao infinito do horizonte
Sim, eles voam feitos anjos, pois são anjos.

Existe um lugar que passo quase todos os dias, é uma rua que dá numa avenida
é uma ponte que passa por cima dum rio onde avisto muitas garças
sempre no mesmo horário, diariamente.. elas sempre estão lá.
Um dia não as avistei, meu coração quis enxergá-las mas não estavam presentes
Noutro entretanto, eu vi uma delas em pleno voo livre, coisa maravilhosa, a esperança renasceu

A dor irá passar , parafraseando Drummond....
A dor é invevitável, o sofrimento é opcional (Carlos D. de Andrade)

Assim como uma asa quebrada se restaura novamente
talvez haja cicatriz, talvez não
mas ele voltará a voar
Assim, este momento irá passar, tudo passa e sempre haverá um novo amanhã.

Deixem as asas livres
Permitam-se voar
Sejam livres
Assim, como nossos amigos pássaros...
anjos alados..

Silêncio e luz...

*********************************************************************



A garça

...é uma ave da família dos ardeídeos e é considerada uma ave de grande porte que vive próximo a rios pois é uma exímia pescadora, podendo ficar horas imóvel a captura do sua presa.
suas pernas se camuflam e parecem gravetos quando postas a água...

Existem dois tipos de garças aqui no Brasil, a garça branca grande (Casmerodius albus, sin. Ardea alba) que chega a medir 1 metro e a garça branca pequena (Egretta thula) que chega a medir 50 cm ou 0,50 m.

Simbologia

A garça é tida como um dos símbolos sagrados no Egito, sendo considera um pássaro sagrado.
Suas pernas longas representam as qualidades em movimentar-se  livremente e com grande poder de sua manifestação. Representam  evolução. As pernas finas representam que não precisamos de grandes pilares para a nossa sustentação na terra e sim de grande equilíbrio interior e exterior.
Seu bico afiado representa a precisão e a perfeição naquilo que deseja caçar (buscar).
Seu pescoço esguio e longo representa nossa visão (limitada) que deve aflorar e atingir espaços mais avançados. Onde as buscas são infinitas.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

A sutil diferença entre amar e ser amado....pelos bichos

Quando jovens, com aquela vitalidade toda,  sempre ouvimos aqueles ditas frases bonitas e enxugadas de pouco materialismo e tampouco criativas ao lado racional.  Você passa a conhecer o campo emocional, onde as flores mudam de cor, Deus passa a ser uma dúvida, e tudo passa a ser questionado.


Aí nos deparamos com a vida, e tudo aquilo que elas nos oferece! Que pode ser bom ou não, depende da escolha que você fizer.  E aquele  nosso mundo cor de rosa muda de cor rapidamente para cinza e nuances mais escuras.
Nos perdemos.
Nos reencontramos.
Afinal a única diferença é na escolha que fazemos. Então ouso dizer que nossas escolhas são poderosas frente ao universo que desejamos construir.

E tudo isso está embutido no material que você compra ao "viajar" para a Terra. Talvez seja o preço mais sincero da nossa evolução neste planeta. Bem-vindo aqui e agora.


Aí chega um cara muito legal  que passou por tudo isso e nos deixa esta linda mensagem.
"Chegará o dia em que todo homem conhecerá o íntimo dos animais. Nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a própria humanidade."

Ah, este cara é um "tal" de Leonardo Da Vinci".. risos...

*****************************************************************

Um Violeiro Toca
 Almir Sater


Quando uma estrela cai, no escurão da noite,
e um violeiro toca suas mágoas.
Então os olhos dos bichos, vão ficando iluminados
Rebrilham neles estrelas de um sertão enluarado
Quando um amor termina, perdido numa esquina,
e um violeiro toca sua sina.
Então os olhos dos bichos, vão ficando entristecidos
Rebrilham neles lembranças dos amores esquecidos.
Quando um amor começa, nossa alegria chama,
e um violeiro toca em nossa cama.
Então os olhos dos bichos, são os olhos de quem ama
Pois a natureza é isso, sem medo nem dó nem drama
Tudo é sertão, tudo é paixão, se o violeiro toca
A viola, o violeiro e o amor se tocam




****************************************************************

Namastê!