sábado, 30 de abril de 2011

Mudança de cidade e processo de reeducação para os pássaros

Resolvi escrever este post para que todos que passam ou passarão por este tipo de processo se familiarizem com o tipo de responsabilidade que temos.

Estou passando por um momento bem delicado no quesito de descontinuidade da alimentação dos pássaros livres que aparecem no meu jardim.

O motivo é que vamos nos mudar de cidade em breve, e é necessário fazer este trabalho para que os pássaros sofram o menos necessário.

Eu colocava cerca de 3 x ao dia sementes diversas para eles, e agora eu coloco somente 1 x ao dia. São mais de 40 rolinhas, pardais, tico-ticos, e também os frugívoros como sebinho e sabiá do campo....Eu fico com o coração apertado demais....em ter que fazer isso. Foi um trabalho enorme ter que conquistá-los, adquirir sua confiança e agora o trabalho oposto deve ser feito.

Porém, conversando com uma vizinha que também alimenta pássaros (com frutas), pedi a ela o favor de se possível alimentar também com sementes, no intuito de dar continuidade ao meu trabalho. Ela adorou a idéia. E até onde sei, ela já foi comprar sementes no mesmo local onde eu compro e até comentou com a dona do local que iria me ajudar. Eu fiquei imensamente feliz !!! Passei todas as dicas para ela, os tipos de sementes, quantidades e etc...É maravilhoso compartilhar experiências e passar a riqueza disso adiante.

Espero que minha vizinha consiga manter bem esta boa responsabilidade diária e que em consequência disso, irão mais pássaros em sua casa para ela poder observá-los com muito amor.

De qualquer forma, os passarinhos ainda continuam vindo aqui no jardim.

E eu continuo colocando sementes e água fresca.

Sei que eles vão se virar, buscar alimentos em outros lugares, sei que são da natureza deles e que vão se dar bem, mas no fundo eu sinto muito, tanto mesmo, que já me peguei chorando pela casa. A verdade? É que mesmo não sendo meus, me apeguei a eles, a visita diária deles no meu jardim é um encanto mágico. E poder alimentá-los é para mim uma gratificação de alegria. Para mim, não há diferença se são pardais ou coleiros, são todos criaturinhas da natureza maravilhosa que o universo nos mostra diariamente.

Quanto aos comedouros, levarei os mesmos para a nova casa também, e pretendo alimentar os pássaros de lá.. risos.

Este post é dedicado a todos os pássaros do meu jardim !!!!!






Obrigada ao universo por me proporcionar este momento com todos eles !!!

Namastê...

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Mais novidades sobre comedouros para pássaros livres !!!

Fazia algum tempo que não escrevia mais sobre comedouros e nesta semana ao consultar a internet, achei uns bem interessantes, bem inovadores e resolvi postar para compartilhar com todos vocês.
De repente alguém se interessa e faz um deles! Já pensou?! uaua..

Este comedouro da arara é bem bonito e original.  Dá um toque de algo selvagem mas delicado. Ideal para varandas ou terraços, dando um toque de natureza viva. Fonte.
Este aqui feito com bambu dá uma aparência singela e modesta que acompanha o ritmo da natureza. Ótimo para ambientes mais "naturais" ou espaços mais rústicos. Fonte.
Já num estilo mais arrojado, segue este comedouro com telhado em policarbonato. Pequeno mas sutil, leva um detalhe na posição que as laranjas ficam dispostas aos pássaros. Fonte.

Todo comedouro acaba dando certo. (rs). Os pássaros encontram a melhor forma de se adaptarem aos comedouros artificiais criados pelo homem e depois que se acostumam a usá-los, costumam visitá-los frequentemente.

Mas olha só este aqui !! Dá para fazer em casa sem usar muitos materiais. Achei demais, bem simples e bem objetivo. Sugiro fazer com embalagem Tetrapak e quanto aos puleiros podem ser colocados pequenos galhos naturais de árvores, dando mais naturalidade a peça. Fonte.
As peças cerâmicas bem trabalhadas também são lindas e compõe um ambiente totalmente inovador, leve e muito criativo. Fonte.


Até as fontes em cerâmica são belas. E servem para que os pássaros possam tomar água e banho.
Espero que tenham gostado das novidades.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Aves ou pássaros ? Eis a questão

Nem todas as aves são pássaros. Mas todos os pássaros são aves. Para o iniciante em "birdwatching" é necessário que seja esclarecido esta diferença.

As aves são animais bípedes e são ovíparas, possuem pena e algumas são limitadas ao vôo ou simplesmente não podem voar. Outras também são limitadas a vida aquática. Alguns exemplos de aves são: os pinguis, o avestruz, a ema, galinhas, kiwi (quiwi) e os dodôs. Os dodôs já foram extintos, para quem se lembra do desenho animado A era do gelo I, eles aparecem numa das cenas, inclusive eles aparecem como sendo aves "doidas e suicidas".

Na foto abaixo, podemos ver um dodô. Da família dos pombos,  eles viviam nas Ilhas Maurícias, eram frugívoros e foram extintos principalmente por causa da hostilidade do homem em sua colonização na ilha.


As aves podem ser classificadas como nadadoras ou não.
Os patos estão no grupo das aves nadadoras, como marrecos, gansos e pinguins.

Já os pássaros pertencem a ordem Passeriforme e possuem o maior número de espécies dentro do grupo das aves. Os pássaros desenvolveram a habilidade de voar.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Cores soltas !!! Desenhos de passarinhos para a criançada pintar!

Como todos já devem ter percebido, este espaço é bem eclético! O tema de hoje é voltado para a criançada.... Vamos à obra, basta ter giz de cera ou lápis de cor e .... pintar a vontade.

Com o intuito de fortalecer a reeducação ambiental, este post fornece alguns desenhos infantis para toda a criançada cujo tema trata-se é claro, de passarinhos !!!!

Aproveite para imprimir alguns dos desenhos e forneça para seus filhos, sobrinhos, amiguinhos, etc...

Bom proveito....







Aproveite para ensinar às crianças a respeitar a natureza. Sugestão: crie um ambiente bem natural, com alguns galhos secos de árvores e panos brancos ou de cores não muito chamativas, fazendo um tipo de toca ou cabaninha na floresta.... Lá dentro, aventure-se, mostre os desenhos e deixe a criança escolher qual ela prefere pintar primeiro. Se preferir pode contar uma história relativa ao tema, seria muito interessante...Ah, e não se preocupe em criar um super ambiente, a criança usa muito a imaginação, o pouco que vc fizer será o suficiente para ela.. ..

Bom divertimento !!!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Semana da Páscoa - Uma homenagem aos verdadeiros ovinhos..

Coelho não bota ovo!
Mas passarinho bota!

Coelho é um mamífero. A conjunção dos ovos de páscoa e o coelho da páscoa, são apenas um símbolo encantador e fantástico. O coelho é um símbolo que representa fertilidade e os ovos representam renascimento, mudanças, renovação.

Em homenagem ao período de renovação que todos nós estamos passando nesta semana, vou colocar umas fotos que encontrei na internet de ninhos e  ovos de passarinhos...os "verdadeiros mensageiros da páscoa" kkkk..




Figura 1 - Os três ovos  maiores pertencem ao Chopim (Molothrus bonariensis) . Esta espécie deposita seus ovos em ninhos de seus hospedeiros!!  Fonte.



Figura 2 - Ovinhos de Tico-Tico (Zonotrichia capensis). Fonte.

 Figura 3 - Ovos de Bem-Te-Vi Rajado (Myiodynastes maculatus). Fonte.
 Figura 4 - Dois ovinhos de Rolinhas (reparem que são bem branquinhos). Fonte.


Figura 5 - Ovos de Avestruz.


E claro que não poderia faltar o ovo de páscoa criado pelo ser humano..rs

 Figura 6 - Ovos de chocalate da Jean et Marie...Lindo não é mesmo? E delicioso..

Feliz Páscoa! Que nesta semana todos possam sentir a presença das mudanças positivas que existem em cada um de nós. Que o amor e a confraternização se expandam, sem limites. Namastê.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Fazendo passarinhos - artesanato by Ligia


Este é uma "passarinha" que fiz para minha filha. Não tentem identificá-la pois nem mesma eu sei qual espécie pertence.. risos.. Mas podem deixar as sugestões que receberei com carinho.

Fiz em homenagem a época de nidificação e também pela época pascoal, com o simbologismo dos ovos (que representa vida, renascimento, mudanças e transmutações).

Arte feita toda em pano de algodão, asas de feltro, fuxico em tecido de algodão, bico em feltro, ninho de palha, olhos de miçanga e ovinhos de plástico.

Pretendo fazer mais....pois me empolguei.

Um final de semana abençoado para todos !!!Namastê.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus)

Há tanto tempo esperei por este momento, sem saber se iria chegar... Finalmente hoje avistei o bem-te-vi (Pitangus sulphuratus) que já frequentava esporadicamente meu quintal se deliciar com a banana que estava no comedouro.

Me emocionei. Afinal foram meses para isso. Para alguns isto pode parecer bobagem, mas para uma simples observadora da natureza é uma conquista.  O pássaro que mede aproximadamente uns 23 cm, cantou bastante no quintal, alegrando meu jardim e os meus ouvidos. Junto com ele, estavam 2 sabías do campo (que também disputavam a banana).  Enfim, todos comeram.

Avistei também o sanhaço cinzento que há muito tempo não vinha por aqui.

É importante salientar que o bem-te-vi pode ser confundido facilmente com o Nei nei (Megarynchus pitangua) por terem características físicas em total semelhança e pertecem a mesma família (Tyrannidae). Porém, o canto define quem é quem, a melodia é totalmente diferente.

Vejam pelas fotos abaixo, o bem-te-vi e o nei nei.



Bem te vi

O formato do bico é a principal distinção física destes dois pássaros. O nei nei possui um bico maior (na verdade mais grosso) em relação ao bem te vi.


Nei Nei


Perceberam a diferença?

Finalizando este pot, estamos no outono, época onde as mudanças transbordam, onde as transformações acontecem, e percebi que os pássaros frugívoros que estavam em recesso por aqui, resolveram aparecer novamente !!! Será pela falta de frutas? Ou será pela mudança?

Filme Rio consegue passar o recado !!!

Assisti ontem ao filme e recomendo!!

O filme consegue atingir de forma "sutil mas iinteligente" o ser humano. Dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha (A Era do Gelo), Rio, consegue superar as expectativas do público, atingindo um sucesso fenomenal logo de cara na primeira semana de sua estréia.



Rio consegue dar conta do recado quanto:

1. Consegue mostrar que o tráfico de animais é totalmente desnecessário e repugnante, pois lugar de bicho silvestre é solto na natureza;
2. Os bichos foram desenhados de acordo com o seu comportamento animal, atingindo o máximo de suas características;
3. Aproxima o ser humano da natureza e nos faz perceber que podemos conviver todos juntos mas cada um em sua "árvore";
4. Faz com que exista uma identificação do ser humano e dos pássaros, e que os mesmos medos que temos, eles tem, inclusive o de ser privado de sua liberdade; (ponto X da questão, achei fantástico);
5. E tudo isso com o toque primoroso da excelente qualidade musical do filme.. sem falar na divulgação do nosso carnaval.. que embora eu não curta muito, gostei da forma como foi tratado no filme.



quinta-feira, 7 de abril de 2011

Diário de bordo com borboletas e casa de joão de barro

Seguem as fotinhos.

 Uma casa de joão de barro (Furnarius rufus) que aparentemente já está abandonada. Uma engenhosidade do pássaro no patamar de "engenheiro das matas". Ando vendo muitos por aqui ultimamente, mas infelizmente não vejo muito barro, lama...Eles cantam muito e são lindos.

 Não conheço nada de borboletas e mariposas, nem vou me aventurar em classificar esta espécie !! risos.

Mas a beleza fala por si só. Em frente ao portão da escola da minha filha, flagrei esta coisinha pequenina, tão amarelinha, delicada.

 Ainda no mesmo ambiente consegui fotograr outra espécie, com cores distintas, vibrantes e de beleza íntima, penetrante, principalmente quando abriu as asas, pude perceber o colorido interno das asas, num tom esverdeado, acizentado... majestosa.

Não poderia deixar de colocar também uma foto da natureza típica de outono, folhas caem, época de mudanças e transformações tanto na natureza quanto para o ser humano, afinal estamos todos no mesmo ambiente e acabamos vivendo como uma célula.


obs.: Silêncio profundo pelas vítimas da Escola Municipal Tasso da Silveira, no RJ. Não pude deixar de expressar minha meditação por estas pessoas vítimas de um sentimento que foi tão devastador.
Muita luz para todas as famílias envolvidas, para os professores, funcionários e principalmente para todas as crianças !!!
*

terça-feira, 5 de abril de 2011

Cascas de maracujá servem como comedouro

Série da Passarinhada: Faça você mesmo!

Comedorzinho para pássaros livres no quintal.. Sugestão: utilizar cascas de maracujá. Poderão ser utilizadas também outras cascas, como a fibra de coco por exemplo que é bem mais durável.

Fácil, prático e ecológico.

Corte o maracujá ao meio. Após a utilização do maracujá, limpe bem a parte interna da casca retirando qualquer excesso e deixe-a secar em pleno sol. Este processo desidrata a casca. Em seguida, fure as bordas nas laterais e passei algum tipo de barbante ou fio. Está feito.





Eu fiz este (que aparece nas fotos). Fiz dois e coloquei um em cada galho deixando uma distância entre os dois. Os pássaros receberam bem a novidade. As rolinhas adoraram. Detalhe que no dia seguinte, quando fui repor as sementes, as cascas já não estavam mais lá. Provavelmente o camundongo fez a festa durante a noite. Este talvez seja um incoveniente. risos.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Coruja buraqueira (Athene cunicularia)

Nem acredito que consegui fotografá-las chegando tão perto.
Estava voltando do supermercado quando avistei 2 corujas, uma em cada toco de árvore num terreno baldio. Elas sempre estão por lá, provavelmente devem ter suas tocas neste mesmo terreno.

Esta coruja é bem conhecida por se tratar de um bicho que reside também em áreas mais urbanizadas e tolera bem a presença humana.

Um pouco diferente das outras corujas, seu hábito é diurno. Geralmente encontra-se pousada, ereta e com uma das pernas erguida. Ela consegue girar seu pescoço num ângulo de 270 graus o que é fantástico. Inclusive na  foto abaixo, seu pescoço está totalmente virado!!!




Linda não é mesmo? Seu olhar é penetrante, peculiar, de intenso mistério e magia.



Na foto acima flagrei a outra coruja se coçando. Elas adoram ficar em cima deste tocos,  acredito que por terem uma visão mais privilegiada sobre o terreno e seus arredores.

Maravilhosa!!!